Esporte Clube São José – Campos dos Goytacazes (RJ): Reportagem de 1947

Na reportagem do jornal A Manhãde quinta-feira, do dia 04 de Setembro de 1947, conta u pouco da estrutura do ‘Estádio da Vitória’, do Esporte Clube São José (Fundado na sexta-feira, do dia 28 de Janeiro de 1938) e também a filiação da agremiação junto a Liga Campista de Desportos (LCD), naquele ano. Sobre a história do clube está publicado no História do Futebol, em 21 de julho de 2012 (Link:https://historiadofutebol.com/blog/?p=37939). 

Abaixo a matéria transcrita na íntegra:

“Campos, a grande cidade fluminense, tem em seus filhos verdadeiros entusiastas do esporte. Numerosas são as agremiações esportivas daquela cidade que tem primado por um esforço elogiável a fim de levantar aos píncaros da glória o esporte amador da nossa terra.

O Esporte Clube São José, novel grêmio de Campos é constituído de funcionários da Usina São José. Nele se congregam, nas horas de lazer, os administradores, os auxiliares e os operários da Usina.

O ESTÁDIO DA VITÓRIA

Possui o Esporte Clube São José magnífica praça de esportes, denominada “Estádio da Vitória“. O campo de futebol, já construído, mede 110 x 75 m. de terreno otimamente gramado, circundado por uma pista de atletismo. O “paratuche” é de cimento armado, o que constitui inovação em matéria de cercas internas.

Nas cabeceiras do campo, constroem-se uma piscina, vestiários, quadras de tênis e basquetebol. A tribuna social, já terminado, oferece amplo conforto aos associados e autoridades.

UMA ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE

A diretoria do Esporte Clube São José conta em seu seio, elementos batalhadores desportistas eméritos. O presidente atual é o Sr. Itamar Almirante Dias, que conta ainda com a colaboração dos seguintes diretores:

Vice-Presidente – Sr. Saturnino Monteiro Filho; Secretário Geral – Sr. Hélio Gomes Monteiro; 1º Secretário – Sr. Gilberto Batista Vieira; 2º Secretário – Sr. João Batista Tavares; Tesoureiro Geral –  Sr. Jael Sampaio; 1º Tesoureiro – Sr. Volgran Silvano da Silva; 2º Tesoureiro – Sr. Jorge Gonçalves.

A EQUIPE DE FUTEBOL

O esquadrão do Esporte Clube Usina São José é constituído de ótimos elementos. A característica principal é o entusiasmo com que lutam do primeiro ao último minuto da luta. O técnico Augusto Alvany conta com elementos esforçados.

Até a presente data, o grêmio campista obteve, em 35 jogos, 30 vitórias; empatando três partidas; somente foi derrotado duas vezes, tendo que na última delas contra a equipe do Leopoldina Railwal A.A. Sua ofensiva já marcou 161 tentos, contra 54 dos adversários.

FILIADO A LIGA CAMPISTA DE DESPORTOS

Uma notícia alvissareira veio alegrar os desportistas de Campos; é o que o Esporte Clube Usina São José vem de se filiar a Liga Campista de Desportos (LCD), onde disputará, com os seus co-irmãos, todos os torneios e campeonatos da entidade.

NOVOS INTERESTADUAIS PREVISTOS

Segundo apuramos, o Esporte Clube Usina São José está entabulando negociações com diversos clubes,  para a realização de outros encontros interestaduais.”

 

FONTE: A Manhã (de quinta-feira, do dia 04 de Setembro de 1947)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Estádios, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *