Clube dos Cariocas – Rio de Janeiro (RJ): Com raízes do samba, participou do D.A.

O Clube dos Cariocas foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 11 de Fevereiro de 1935, por funcionários do Estado da Guanabara, do Departamento de Transportes da antiga Prefeitura, com o nome de Mudando as Caras (um simples Bloco Barnabés *).

Em 1941, alterou o nome para Sociedade Carnavalesca dos Funcionários da Prefeitura do Distrito Federal. No entanto, o prefeito Henrique Dodsworth (11/11/1937 a 03/11/1945), não gostou de ver a prefeitura misturada com o carnaval, e sugeriu a mudança do nome para Clube dos Cariocas. E, por agrado, respeito ou medo, a sugestão foi aceita pela agremiação.

A sua Sede ficava localizada na Rua Miguel De Frias,  nº 46, no Bairro da Cidade Nova, no Centro do Rio. Além do futebol, Clube dos Cariocas também era uma grande sociedade carnavalesca, onde realizava grandes bailes, concursos de fantasias e desfilou nas Grandes Sociedades no carnaval, todos com amplo destaque nos veículos impressos, entre as décadas de 50 a 70.

HISTÓRIA

Nos seis primeiros anos de vida o Mudando as Caras venceu seis vezes o desfile de Sábado de Carnaval. No terceiro título, resolveram passar o Bloco a Grande Sociedade, recebendo como Sede própria o imóvel na Rua Miguel de Frias, 46, cuja doação dependeria apenas de aprovação pela Assembléia,  de uma mensagem enviada pelo então governador Carlos Lacerda.

A 1ª Diretoria constituída foi a seguinte:

Presidente – Valdemar Nunes de Morais;

Vice-presidente – João Schitini;

1º Secretário – Isaias Alves de Araújo;

2º Secretário – Rosino Teixeira;

1º Tesoureiro – Etelvino Alves Cardoso;

2º Tesoureiro – José de Sousa Cristo;

Procurador – Manuel Almeida Lima;

Diretor de Carnaval – Paulo Rocha Peixoto;

Diretor Esportivo – Francisco Antônio.

CORES, BANDEIRA & FUTEBOL

As cores eram azul, branca e vermelha. A descrição da bandeira era constituída por duas faixas largas azuis nas extremidades, duas menores vermelhas e uma larga branca no centro, todas horizontais. A sua verdadeira raiz era o mundo do Carnaval. Mas seguindo o dito que o carioca é apaixonado por samba e futebol, o Clube dos Cariocas levou essa tese à sério. Na década de 50, montou um time de futebol e participou do Campeonato Carioca do Departamento Autônimo, em 1950, 1951 e 1954. Apesar de alguns bons resultados, o Clube dos Cariocas não conquistou nenhum título.

PS: * No dicionário da Língua Portuguesa, ‘Barnabés’ significa: Funcionário público de baixa categoria.

 

FONTES: A Luta Democrática – Jornal A Noite – Jornal do Brasil (JB)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *