O Satéllite de Manaus-AM

Satellite Sporting Club

Satellite Sporting Club foi uma agremiação da cidade de Manaus (AM). Fundado por um grupo de rapazes amantes do futebol no dia 31 de outubro de 1913. A sua Sede ficava localizada numa residência, na Rua Barroso, 30 – Centro. Suas cores eram o preto e branco. A equipe disputou o Campeonato Amazonense da Segunda Divisão, organizado pela Liga Amazonense de Foot-Ball, em 1914, 1915, 1916 e 1917. Contudo, o Satellite não teve nenhum destaque. Podemos dizer, que o satélite amazonense não subiu.

A primeira notícia de uma partida realizada pelo Satellite aconteceu logo após a sua fundação, no dia 7 de dezembro de 1913, um jogo disputado no terreno da Praça da Saudade. Em campo, o Satellite derrotou o Amazonas Football Club por 1×0, gol assinalado pelo atacante Sandoval que era o capitão do time. Meses mais tarde, em 28 de dezembro, aconteceu a revanche. Satellite e Amazonas voltaram a se enfrentar, e novamente o Satellite derrotava seu adversário, dessa vez por 3×0, gols marcados por Mílton (2) e Joaquim.

1914

O primeiro Campeonato Oficial disputado em Manaus aconteceu em 1914, dele participaram os times do Rio Negro, Nacional, Vasco da Gama, Manaós Sporting e Manaós Atletic, grupo chamado de Primeira Divisão. Paralelamente, um outro grupo foi formado denominado de Segunda Divisão que reunia os reservas de alguns participantes da Primeira Divisão, junto com outros times menores. Assim sendo, habilitaram-se na Segunda Divisão os times do Manáos Sporting (2º time), Onze Português, Satellite, Vasco da Gama, Rio Negro (2º time), Luso e Naval. Os jogos desse grupo eram realizados no campo da praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha.

Satellite realizou um total de 12 jogos. Entre eles, a vitória sobre o Luso por 2×0, a derrota que sofreu do Onze Português por 3×1 e o empate com o Manáos Sporting em 1×1. Para a disputa dessa Divisão, o Satellite contou com os seguintes jogadores: Muniz, Ramos, Gordiano, Sandoval, Fortuno, Bio, Epitácio, Olimpio, Mílton, Tabyra e Paiva. O Campeonato da Segunda Divisão foi vencido pelo segundo time do Manáos Sporting Club.

1915

Em 1915, a sede social do Satellite foi para um novo endereço, que ficava na rua Saldanha Marinho nº90. Novamente o Satellite participa da Segunda Divisão do campeonato amazonense daquele ano, cujo título foi conquistado pelo time reserva do Manáos Sporting.

A foto acima é de outubro de 1915, no campo do Floriano Peixoto, durante a comemoração do segundo ano de fundação do clube, com um jogo festivo entre seus titulares e reservas, usando o uniforme preto e branco respectivamente, que terminou com a vitória por 5×3 dos titulares.

1916

No campeonato de 1916, novamente o Satellite participa da segunda divisão, junto com as equipes do Luso, Naval, Rio Negro, União Sportiva, Liberal, Manáos Sporting e Racing Sporting. Não conseguiu conquistar o título que mais uma vez foi para as mãos do Manáos Sporting.

1917

Em 21 de janeiro de 1917, começava o Campeonato da Segunda Divisão, e novamente o Satellite era inserido para participar, sendo esta sua última competição que para frustração de seus sócios e torcedores viu o título de campeão ir para a equipe reserva do Rio Negro.

Nesta Segunda Divisão participaram os seguintes clubes: América Foot Ball Club (2°time), Athlético Rio Negro Club (2°time), Manáos Sporting Club (2°time), Nacional Foot ball Club (2°time), Naval Foot Ball Club (1°time), Satellite Sporting Club (1°time) e Sporting Club Monte Christo (1°time).

ALGUNS JOGOS DO SATELLITE

Satellite 1×0 Manáos Sporting
Em 29 de julho de 1917, domingo, às 14hs, no campo do Luso;
Satellite jogou com Miranda; Vicente, Eugenio, Diomedes, Eduardo, Rodolpho, Bentes, Epi, Oscar e Severino.

Nacional  4 x 0 Satellite
Em 7 de outubro de 1917, domingo, às 15hs, no Bosque Municipal;
Satellite jogou com Pereira, Vicente, Eugenio, Miranda, Eduardo, Inglez, Bentes, Epitacio, Aristides, Bahiano e Manoelzinho.

 

……………………………………………….
Fonte:

O maravilhoso resgate da história do futebol amazonense – Baú Velho de Carlos Zamith
http://bauvelho.com.br/ 

Nota:
Peço desculpas aos amigos do blog pela minha ausência, mas estou em trabalho de reformulação de meu site que espero disponibiliza-lo em meados de 2016. Agradeço a compreensão. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *