Municipal Futebol Clube, de Paquetá – Rio de Janeiro (RJ): Escudo e uniforme dos anos 40-50

O Municipal Futebol Clube é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A sua Sede e o seu Estádio Alfredo Ribeiro dos Santos ficam localizados na Rua Adelaide Alambari, nº 85, no Campo de São Roque, na ilha de Paquetá, bucólico e aprazível bairro carioca, na Zona Central do Rio.

Fundado no dia 13 de Junho de 1918, por Rodolpho Alves, Alfredo Ribeiro dos Santos, Job da Silva Rosa, José Ferreira e João Fernandes Hermidu. Tendo a grande maioria dos seus fundadores torcedores do América, a escolha das cores (vermelho e branco) e o escudo (similar ao Mecão, tendo uma única mudança: a letra ‘M’ ao invés da ‘A) foi inspirada no clube Heptacampeão carioca.

Possui grande tradição no futebol amador carioca, sendo o campeão do 1º Torneio de Futebol Amador do Estado da Guanabara. Foi campeão por diversas vezes do antigo Departamento Autônomo, hoje chamado de Campeonato Amador, promovido pela Ferj.

O seu campo é conhecido como a “Praça de Esportes Alfredo Ribeiro dos Santos”, o popular Alfredo Brasil, como homenagem dos moradores da ilha a esse antigo benemérito que durante muitos anos chefiou o Departamento de Conservação de Paquetá.

O primeiro time do Municipal F. C. tinha a seguinte formação: José Ferreira, João Fernandes Hermidu, e Minas “crioulo”, Dipasso, Roque e Reginaldo, Alfredo, Moleque, Antonio Guimarães, José “das Águas” e Pituca.

Títulos do Municipal de Paquetá

1965 – Departamento Autônomo – Campeão de Aspirantes (Série Eudomílio Aleluia de Almeida)

1967 – Departamento Autônomo – Campeão de Adultos (Série Deputado Jamil Amilden)

1968 – Departamento Autônomo – Vice-campeão de Adultos (Série Deputado Sitorino James)

1972 – Departamento Autônomo – Vice-campeão de Juvenil (Divisão Especial)

1977 – Departamento Autônomo – Campeão de Juvenil (Grupo “B”)

1996 – Departamento Autônomo – Campeão de Adultos

1997 – Departamento Autônomo – Vice-campeão de Juniores

 

 FONTES: Correio da Manhã – https://ilhadepaqueta.wordpress.com/

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *