Futebol Amazonense: América Sport Clube foi o 1º time maranhense a jogar em Manaus, em 1928

Acima a página do Jornal Estado do Amazonas anunciando o jogo entre o Nacional e o América S.C., de São Luís (MA).

 

Até 1927, os times amazonenses tinham realizado apenas jogos interestaduais com equipes do estado do Pará, seja com o Remo, Paysandu ou Seleção Paraense. Esse panorama ganhou um novo roteiro em 1928, quando a Federação Amazonense (FADA), fez um intercambio com a Federação Maranhense.

A intenção era trazer, pela 1ª vez, um clube de futebol daquele estado para vir ao Amazonas enfrentar as melhores equipes de Manaus. O convite foi prontamente aceito e a diretoria do América Sport Club, de São Luis, que realizou uma série de quatro jogos.

A delegação maranhense seguiram no vapor ‘Duque de Caxias’, composta pelos atletas, o presidente (Dr. Inácio Pinheiro), o vice (Cláudio Serra), o secretário (Carlos Franco) e do tesoureiro (Agenor Vieira).

A primeira parada ocorreu no dia 18 de janeiro, em Belém do Pará, onde receberam convites para jogarem com as equipes locais. Mas, firmando um compromisso junto a Federação Amazonense, acabaram não aceitando e seguindo rumo á capital amazonense.

Três dias depois, passava por Santarém (PA) até que, no dia 23 de janeiro, às 17 horas, a delegação maranhense desembarcava em Manaus. Foram recebidos com uma salva de fogos, representantes dos clubes locais, da FADA e o povo manauara. Logo depois  a delegação maranhense seguiu direto para o Hotel Palace, onde ficaram hospedados.

Aproveitando os dias de folga antes do jogo, os atletas do  América Sport Club foram passear pela cidade no dia 25 de janeiro. O Dr. Chaves Ribeiro (um dos mandatários da FADA) levou o Dr. Inácio Pinheiro e Cláudio Serra (presidente e vice do América) até ao Palácio do Governo onde foram recebidos pelo governador Efigenio Salles.

Em seguida estiveram na prefeitura sendo recebidos pelo professor Coriolano Durand. Ainda nesse mesmo dia,os americanos realizaram um treino no campo do Luso, visando se prepararem para o primeiro compromisso, no dia seguinte,contra o Nacional.

 

FONTE & FOTO: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto – Baú Velho – Jornal Estado do Amazonas 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *