Associação Tresmaiense de Esportes -Três de Maio (RS): Duas edições na Segundona Gaúcha

A Associação Tresmaiense de Esportes (ATE) foi uma agremiação efêmera do Município Três de Maio (com uma população de 23.726 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2010), localizado a 480 km da capital gaúcha. Fundado no dia 13 de Janeiro de 1992, graças a fusão entre duas equipes três-maienses: Botafogo Esporte Clube e Oriental Futebol Clube. A duração desta equipe não completou dois anos. Nesse curto espaço de tempo, o ATE disputou o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão em duas edições: 1992 e 1993, realizando excelentes campanhas.

Alguns jogadores conhecidos defenderam suas cores, entre eles o atacante Pedro Verdum, ex-Seleção Brasileira, o goleiro Luciano ex-Santa Cruz, Pelotas, Santo Ângelo, e que no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão de 1993, chegou a marcar um gol de pênalti, e Leandro Tinga (Gilnei Leandro da Rosa) que defendeu o São Paulo Futebol Clube (SP).

Foi lá também que um promissor técnico iniciou sua carreira, Nestor Simionato, ex-lateral de Grêmio, Pelotas, São Paulo de Rio Grande, Caxias, Figueirense e Atlético-PR. Nestor Simionato juntamente com Adenor Leonardo Bacchi – o Tite, travaram grandes batalhas na Segundona de 1993, Simionato pelo Tresmaiense e Tite pelo Veranópolis.

A Associação Tresmaiense de Esportes, parece ter nascido para não dar certo, pois a rivalidade estava exposta até mesmo em seu escudo onde além da sigla Botal, cores e distintivos ficaram separados ao meio, o verde do Oriental de um lado e o Preto do Botafogo de outro.

 

FONTE: Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 12. Rosélio Basei, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *