Patrocínio Esporte Clube – Patrocínio (MG): Três participações na Segundona Mineira

O Patrocínio Esporte Clube foi uma agremiação do Município de Patrocínio, que fica a 405 km da capital de Minas Gerais (conta com uma população de 87.178 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2013). Fundado em 1965, o Patrocínio E.C. virou uma paixão repentina dos patrocinenses.

recém inaugurado estádio Júlio Aguiar tomava formas de “Maracanã” e “Mineirão”, mesmo tendo a capacidade de 5 mil torcedores e arquibancada de um só lado. Era o local mágico e a rigor o único lazer da cidade, tirando o cinema, porque o Catiguá ainda não existia e o PTC – então Praça de Esportes – era para poucos.

O  Patrocínio Esporte disputou, em três oportunidades, o Campeonato Mineiro Segunda Divisão: 1967, 1968 e 1969. O time-base desse período foi o seguinte (Foto Acima): De pé: Aníbal, Armando (goleiro que deixou saudades e era ídolo de muitas crianças e adolescentes), Milton, Batista, Prates e Chapada (de Patrocínio); agachados: Cecílio, João José, Gilberto – também de Patrocínio, que muita gente conhece como Quaquinha – Turunga e Lucas.

CLUBE INSPIRADO NO SANTOS DE PELÉ

O Patrocínio Esporte dos anos 1960, em virtude da febre “Santos Futebol Clube” de Pelé, copiava o Santos em tudo. O uniforme Nº 1 do Patrocínio Esporte era branco. O grande rival desse time era o Araguari Atlético Clube, com quem havia grandes jogos e muitas brigas. Mais tarde, por volta de 1974 ou 1975, o time voltou formado pelo Roberto Brandão, embora fosse querido, não tinha a mesma aura.

 

FONTES: Luiz Antônio da Costa, do Site Rádio Hoje – Wikipédia – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *