O Patrocínio Esporte Clube foi uma agremiação do Município de Patrocínio, que fica a 405 km da capital de Minas Gerais (conta com uma população de 87.178 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2013). Fundado em 1965, o Patrocínio E.C. virou uma paixão repentina dos patrocinenses.
recém inaugurado estádio Júlio Aguiar tomava formas de “Maracanã” e “Mineirão”, mesmo tendo a capacidade de 5 mil torcedores e arquibancada de um só lado. Era o local mágico e a rigor o único lazer da cidade, tirando o cinema, porque o Catiguá ainda não existia e o PTC – então Praça de Esportes – era para poucos.
O Patrocínio Esporte disputou, em três oportunidades, o Campeonato Mineiro Segunda Divisão: 1967, 1968 e 1969. O time-base desse período foi o seguinte (Foto Acima): De pé: Aníbal, Armando (goleiro que deixou saudades e era ídolo de muitas crianças e adolescentes), Milton, Batista, Prates e Chapada (de Patrocínio); agachados: Cecílio, João José, Gilberto – também de Patrocínio, que muita gente conhece como Quaquinha – Turunga e Lucas.
CLUBE INSPIRADO NO SANTOS DE PELÉ
O Patrocínio Esporte dos anos 1960, em virtude da febre “Santos Futebol Clube” de Pelé, copiava o Santos em tudo. O uniforme Nº 1 do Patrocínio Esporte era branco. O grande rival desse time era o Araguari Atlético Clube, com quem havia grandes jogos e muitas brigas. Mais tarde, por volta de 1974 ou 1975, o time voltou formado pelo Roberto Brandão, embora fosse querido, não tinha a mesma aura.
FONTES: Luiz Antônio da Costa, do Site Rádio Hoje – Wikipédia – Rsssf Brasil