Coqueiral Atlético Clube – Coqueiral (MG): Duas participações na Terceirona Mineira

O Coqueiral Atlético Clube é uma agremiação do Município de Coqueiral, que fica a 271 km da capital de Minas Gerais (conta com uma população de 12.353 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2012). O Alvinegro Coqueirense foi Fundado no dia 23 de Janeiro de 1987, e possui a sua Sede e o Estádio Olímpio Lasmar, situados na Avenida Evaristo Bat Figueiredo, 43 – Coqueiral.

SEGUNDONA MINEIRA DE 1987

No mesmo ano em que surgiu, o Coqueiral debutou no futebol profissional. Disputou o Campeonato Mineiro da Terceira Divisão de 1987 e também na edição do ano seguinte, em 1988. Na sua estreia, o início foi promissor. Ficou na 3ª colocação do Grupo E (10 pontos em oito jogos: quatro vitórias, dois empates e duas derrotas; assinalando oito gols e sofrendo sete), avançando para a próxima fase.

Na segunda fase, a campanha foi melhor, ao terminar em 1º lugar do Grupo F (16 pontos, em 10 jogos: sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota; com 14 gols pró e somente um contra). Assim, o Coqueiral passou para o Quadrangular Final, onde os dois primeiros, garantiriam o acesso para a Segundona Mineira de 1988. O Coqueiral chegou na última rodada, dependendo apenas da sua força para carimbar o acesso.

Afinal, antes da última rodada, as quatro equipes estavam emboladas, na luta pelas duas vagas. Ipiranga de Manhuaçu com seis pontos, Paraense e Coqueiral com cinco e Clube dos Cem com quatro. Bastava um simples empate, fora de casa, diante do Clube dos Cem para assegurar o acesso.

Contudo, acabou derrotado por 3 a 0 (no outro jogo vitória do Ipiranga sobre o Paraense por 2 a 0) e deu adeus ao sonho de subir para a Segundona. Com isso, fechou na 4ª colocação (cinco pontos, em seis jogos: uma vitória, três empates e duas derrotas; quatro gols a favor e oito contra).

Mesmo sem obter a vaga, a campanha pode ser considerada excelente para um time que jogava pela primeira vez uma edição profissional. No total, o Coqueiral realizou 24 jogos, somando 31 pontos; sendo 12 vitórias, sete empates e cinco derrotas; marcando 26 gols e sofrendo 16, com saldo pomposo de dez).

SEGUNDONA MINEIRA DE 1988

Na sua segunda temporada, o Coqueiral começou bem. Ficou na liderança do Grupo D, com 13 pontos, em nove partidas, com seis vitórias, um empate e duas derrotas; marcando 26 gols e sofrendo oito. Veio a segunda fase, e com ele, uma nova classificação. Ficou em 3º lugar, no Grupo F, com 10 pontos, em oito jogos; marcando dez e sofrendo oito. Co isso, o Coqueiral avançou novamente para o Hexagonal Final, onde o campeão e o vice assegurariam o acesso para a Segundona de 1989.

Porém, novamente o Coqueiral não conseguiu uma das duas vagas, terminando na 5ª colocação (quatro pontos, em seis jogos: uma vitória, dois empates e três derrotas; marcando quatro e sofrendo sete tentos). Apesar de duas temporadas excelentes, a diretoria do Coqueiral decidiu se afastar das competições profissionais, optando em se dedicar as edições amadoras e categorias de base.

 

FONTES: Gol Aberto – Rsssf Brasil – Wikipédia 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *