Carandaí Sport Club – Carandaí (MG): Duas participações na Terceirona Mineira

O Carandaí Sport Club é uma agremiação do Município de Carandaí, que fica a 137 km da capital de Minas Gerais (conta com uma população de 23.341 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2010). O Rubro-Negro Carandaiense foi Fundado no dia 22 de Julho de 1923. A sua Sede e o Estádio Major João Rocha, ficam localizados na Rua Cláudio Loureiro, s/n, no Centro de Carandaí.

O Carandaí teve o seu momento mais emblemático em meados da década de 80, quando disputou o Campeonato Mineiro da Terceira Divisão em 1987 e 1988, quando teve como presidente João Luiz Alves de Souza. Em 1987, o Carandaí terminou na 3ª colocação no Grupo D (oito pontos, em oito jogos: duas vitórias, quatro empates e duas derrotas; marcando 10 gols e sofrendo sete). Com esse resultado acabou eliminado, uma vez que apenas os dois primeiros seguiam para a fase seguinte.

Em 1988, o Carandaí acabou na 4ª posição do Grupo B (apenas os três primeiros avançaram na competição) e acabou sendo eliminado. Foram seis jogos, com três empates e três derrotas; marcando quatro gols e sofrendo dez. Após essa edição, o clube não mais retornou ao futebol profissional.

PRIMEIRO JOGO INTERNACIONAL

Numa sexta-feira, do dia 15 de Abril de 1988, o Carandaí realizou a sua primeira partida internacional, quando enfrentou, a Seleção Pré-Olímpica da Argentina, Estádio Major João Rocha, em Carandaí. O trio de arbitragem era da Liga de Desportos de Barbacena (LDB), tendo Reinaldo Claro do Nascimento, como o árbitro; e José Domingos Filho e Francisco Nunes de Souza, como os seus auxiliares.

O Carandaí atuou com a seguinte escalação: Chico (Nº 1) (Ferreira Nº 12); Coelho (Nº 2), Zuca (Nº 3), Índio (Nº 4) e Mansinho (Nº6); Kiko (Nº 5), Taquinho (Nº 08) e Dimas (Nº 10); Lalau (Nº 7), Celinho (Nº 9) e Amauri (Nº 11). Técnico: Índio.

A Seleção Pré-Olímpica da Argentina,  formou assim: Rague (Nº 1); Pussy (Nº 2), Urquiza (Nº 3), Pardo (Nº 4) e Calderón (Nº 6); Batalla (Nº 5), Cegovia (Nº 08) e Raimundo (Nº 10); Petroni (Nº 7), Alvarellos (Nº 9) e Sanchez (Nº 11). Técnico: Carlos Pachamé.

Essa informação foi obtida por meio de um vídeo do clube, postado no YouTube. Infelizmente, a reportagem fez o pré-jogo, e, conseqüentemente não há o resultado desta partida.

PS.: Neste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=gOBkbln7228) é possível ver imagens desta partida entre Carandaí versus Argentina. Encontrei outros modelos de escudos, que publicarei numa outra oportunidade.

 FONTES & FOTO: Gol Aberto – YouTube – Página do clube no Facebook – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *