O 1º Campeonato de Futebol do Amazonas, realizado em 1914, foi um grande sucesso de público e cobertura da imprensa. Após emocionante disputa, terminou com o título sendo conquistado pelo time inglês do Manáos Athletic,o que já era esperado por muitos.
Adentrando o ano de 1915, a Liga Amazonense de Football abre as inscrições para a segunda edição do certame Baré. Concluída as inscrições, ficou decidido que a Primeira Divisão contaria com os seguintes clubes: Nacional, Manáos Athletic, Vasco, Rio Negro, Manáos Sporting e Luso.
Já a Segunda Divisão teve os seguintes clubes confirmados: Satellite, Naval, Onze Português e as equipes reservas do Nacional, Luso, Rio Negro e Manáos Sporting.
Assim como aconteceu na edição anterior,as partidas da divisão principal seriam no Bosque Municipal e a Praça Floriano Peixoto seria o palco dos jogos da Segundona. A maioria dos jogadores dos times do campeonato de 1914 estariam novamente presentes nessa edição, junto com jogadores estreantes.
A fórmula de disputa seria a mesma do ano anterior com todos os times jogando entre si em turno e returno.Seria declarado campeão o clube que acumulasse o maior número de pontos.
Tudo definido, a Liga marcou o jogo de estréia para o dia 3 de janeiro de 1915. Em campo, as equipes do Manáos Athletic e do Rio Negro. O jogo foi disputado debaixo de uma forte chuva e terminou com uma goleada dos ingleses por 7 a 0, com gols marcados por Barton (quatro vezes) e Burnett (três).O Athletic estreava com o pé direito, mostrando que estava disposto a repetir o título.
Uma semana depois (dia 10 de janeiro) é a vez de o seu maior rival,o Nacional,também estrear com uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco. É chegada a hora dos dois rivais se enfrentarem, na segunda partida entre ambos no torneio. Buscando desesperadamente a vitória, Nacional e Athletic acabaram empatando em 2 a 2. Agora os dois rivais esta vam com o mesmo número de pontos, três cada um.
No dia 28 de Fevereiro é a vez de Nacional e Rio Negro se reencontrarem novamente. Assim como no campeonato anterior, os nacionalinos novamente goleavam os rio-negrinos,dessa vez por 7 a 0. O jogo teve a arbitragem do inglês Preece e os gols foram assinalados por Bevilaqua e Antony, duas vezes cada um; Santos, Ivan e Cícero Costa, um cada.
Mas, para alegria dos ingleses, a diretoria nacionalina chegou a uma conclusão que acabou pegando muitos de surpresa. Devido a liga não ter excluído um árbitro do qual o clube não se agradava, os dirigentes do Nacional tomaram uma decisão radical: tiraram o seu time do torneio,abandonando a competição.
O maior beneficiado por essa atitude foi o Manáos Athletic. Sem a presença de seu principal competidor ao título, o caminho agora estaria mais livre e fácil para a conquista da taça de campeão. Aproveitando isso, o Manáos Sporting assume a colocação do Nacional e começa a se aproximar dos ingleses.
O campeonato ainda contaria com outra ausência. Na partida entre Manáos Sporting e Vasco da Gama, após iniciar o jogo,os vascaínos resolvem parar o toque de bola e abandonam o campo, causando assim a vitória do Sporting por W.O. Não se sabe o motivo de o time português ter tomado também essa decisão pois, a diretoria do Vasco comunicava à liga que tinha abandonado o campeonato.
DRAMA, SUOR E LÁGRIMAS
Outro fato negativo e inesperado foi o falecimento, no meio do certame, do jogador inglês Burnett, o que causou grande comoção entre seus companheiros do Manáos Athletic. Devido a esse lamentável ocorrido, o campeonato ficou paralisado por uma semana. A partida decisiva dos britânicos ocorreu no dia 20 de junho, contra o Luso. O Manáos Athletic precisava vencer o time português pois,se empatasse, o título seria do Sporting. Em um duelo emocionante,o Athletic superou o Luso, ganhando apertado por 2 a 1.
Dessa maneira os ingleses ficaram com 13 pontos, ultrapassando o Sporting e conquistando o bi-campeonato amazonense.Já o Manáos Sporting terminou o certame com 12 pontos,ficando com o vice lugar. Mas restava um consolo para o time vermelho.Na Segunda Divisão o título era conquistado novamente pelo time reserva do Manáos Sporting, conquistando o bi-campeonato daquela categoria.
A grande festa de entrega das taças e medalhas, organizadas pela Liga Amazonense de Football, aconteceu no dia 31 de Outubro de 1915, no Bosque Municipal. O Dr.Lauro Cavalcante entregou as taças para os capitães do Manáos Athletic (campeão da 1° divisão) e Manáos Sporting (campeão da 2° divisão).
Para abrilhantar mais a festa, foi organizado um escrete (formado pelos jogadores do Athletic,Rio Negro e Luso) para enfrentar o Manáos Sporting. Os times foram os seguintes:
Escrete: Kay, Marques, Mário, Higson, Forbes, Baird, Raul, Pudico, Thomaz, Basílio e Jates.
Manáos Sporting: Pucu, Gesta, Loureiro, Araújo,Benévolo, Meninéa, Libório, Kardec, Sylla, Walter e Luiz.
Importante lembrar que o escrete não contou com jogadores do Nacional e Vasco, que haviam abandonado o torneio. Mesmo assim o combinado ganhou o jogo. Após a conquista do bi-campeonato de 1915, a diretoria do Manáos Athletic anunciava, em julho daquele ano, o seu desligamento da Liga e a extinção do seu time de futebol. Uma pena, pois a badalada equipe inglesa foi uma das principais responsáveis pela consolidação do futebol no estado do Amazonas, mas já havia plantado a semente,cumprindo sua árdua missão.
TODOS OS JOGOS DO ESTADUAL DE 1915
1- Manáos Athletic 7×0 Rio Negro(03 de janeiro) 2-Nacional 1×0 Vasco(10 de janeiro) 3- Manáos Sporting 5×0 Luso(17 de janeiro) 4- Nacional 2×2 Manáos Athletic(24 de janeiro) 5- Rio Negro 1×1 Manáos Sporting(31 de janeiro) 6- Vasco 2×0 Luso(7 de fevereiro) 7- Manáos Sporting 2×1 Manáos Athletic(24 de fevereiro) 8- Nacional 7×0 Rio Negro(28 de fevereiro) 9- Manáos Athletic 1×0 Vasco(7 de março) 10- Rio Negro 3×0 Luso(14 de março) 11- Manáos Sporting 2×0 Nacional(21 de março) 12- Vasco 2×0 Rio Negro(4 de abril) 13- Manáos Sporting WxO Vasco(18 de abril) 14- Manáos Athletic 5×2 Rio Negro(25 de abril) 15- Manáos Athletic 2×0 Luso(25 de maio) 16- Manáos Sporting 6×0 Luso(9 de maio) 17- Manáos Sporting 1×1 Rio Negro(23 de maio) 18- Manáos Athletic 1×0 Manáos Sporting(6 de junho) 19- Rio Negro 0x0 Luso(13 de junho) 20- Manáos Athletic 2×1 Luso (20 de junho)
COLOCAÇÃO FINAL 1- Manáos Athletic- 13 pontos 2- Manáos Sporting- 12 pontos 3- Nacional- 5 pontos 4- Rio Negro- 5 pontos 5- Vasco da Gama- 4 pontos 6- Luso- 1 ponto
FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto