Curvelo Esporte Clube – Curvelo (MG): Maiores façanhas, goleadas sobre o Cruzeiro e Atlético

O Curvelo Esporte Clube é uma agremiação do Município de Curvelo (MG). Fundado no dia 1º de Junho de 1938, possui a sua Sede e o Estádio Paulo Salvo Filho, localizados na Praça Antonio Gabriel Diniz, s/n, no Bairro Tibira, em Curvelo.

ELITE MINEIRA

O Curvelo começou na esfera profissional, no Campeonato Mineiro da 1ª Divisão de 1958, 1959 e 1960. Na sua primeira temporada, a campanha foi ruim. Das 16 equipes presentes na edição, o Curvelo terminou na 14ª posição (15 jogos, sete pontos: três vitórias, um empate e 11 derrotas; marcando 25 gols e sofrendo 43).

DIA HISTÓRICO: CRUZEIRO 1 X 5 CURVELO

Contudo, é importante registrar que no dia 25 de Maio de 1958, o Curvelo, como visitante, aplicou uma goleada histórica em cima do Cruzeiro, pelo placar de 5 a 1. Gols de Valdo, três vezes, Mozart e Eliston; enquanto Joe fez o de honra para a Raposa. Certamente esse jogo é contado até hoje na cidade.

No Estadual de 1959, outra campanha aquém. No Grupo Sertão, o rubro-negro terminou na 5ª colocação e não se classificou para a fase seguinte (10 jogos, nove pontos: três vitórias, três empates e quatro derrotas; 17 gols pró e 20 contra).

OUTRA FAÇANHA: CURVELO  4 X 1  ATLÉTICO MINEIRO  

Em 1960, mais uma péssima campanha, terminando na 15ª e penúltima colocação, acabando sendo rebaixado (30 jogos, 19 pontos: sete vitórias, cinco empates e 18 derrotas; 41 gols a favor e 62 contra). Apesar da queda, o Curvelo fez alguns feitos. No dia 03 de julho de 1960, nova vitória sobre o Cruzeiro, em casa, por 2 a 1 (Gols de Dirceu e China; enquanto Elmo descontou para o Cruzeiro).

Mas o maior triunfo veio no dia 24 de julho de 1960, quando goleou o Atlético Mineiro por 4 a 1, nos seus domínios. Gols de China, três vezes, e Dirceu; enquanto William fez o gol de honra do Galo.

Após um ano de ausência, o Curvelo disputou o Campeonato Mineiro Segunda Divisão de 1962. Porém, outra vez a campanha foi pífia, sem nenhuma vitória, terminou na última colocação de seu grupo (17 jogos, um ponto: um empate e 16 derrotas; marcando quatro e sofrendo 28).

Depois nova ausência, só retornando 24 anos depois para disputar o Campeonato Mineiro Terceira Divisão de 1986. Também participou das edições de 1987, 1988 e 1989, para depois nunca mais retornar ao futebol profissional. Atualmente, o Curvelo participa do campeonato da cidade e também das competições de base, organizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

 

FONTES & FOTO: Wikipédia – Página do Clube no Face – Rsssf Brasil – Liga Curbvelana de Desportos

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *