Os ingleses foram os maiores responsáveis em introduzir no Amazonas, no início do século XX, várias modalidades esportivas como o tênis, turfe, críquete, o beisebol e o futebol. De todos, o Futebol foi o único que realmente ganhou a simpatia do manauara, popularizando-se.
Os britânicos que vinham para Manaus, trabalhavam nas diversas firmas inglesas que haviam na cidade. Em suas horas vagas, praticavam o futebol no bosque municipal e na praça Floriano Peixoto. E de tanto jogarem, acabaram fundando o seu clube: o Manáos Athletic.
O Athletic viu desfilar em suas fileiras vários craques como Huascar Purcell, Gordon, Brister, Burnett, Burns e Barton. Mas um em especial se destacava por seu enorme talento: J.Cunningham, um um jovem inglês que veio para Manaus trabalhar na empresa Manáos Harbour, que administrava o porto.
Sua função era de superintendente. A primeira notícia de um jogo de Cunningham com a camisa azul-marinho do Manáos Athletic vem do dia 13 de agosto de 1911, quando os ingleses enfrentaram, no Bosque, o time do Brasil.
Já o primeiro registro de gols de Cunningham foi no dia 15 de novembro de 1912 quando marcou duas vezes na goleada de 6 a 2 que o Athletic impôs ao Brasil. Extremamente talentoso e ágil em campo, Cunningham era o terror dos times manauaras.
Foi diversas vezes capitão de sua equipe e sempre era um perigo na área, onde os zagueiros nativos tinham muita dificuldade em marcá-lo. Cunningham tinha a pele bem branca e o cabelo loiro, motivo pelo qual era apelidado pelos amazonenses de”velhinho“.
Devido ás suas excelentes jogadas,era sempre aplaudido com entusiasmo pela torcida, seja no Bosque Municipal ou na praça Floriano Peixoto, maravilhada com seus gols. Na seqüência de jogos que o Manáos Athletic realizou, em 1913, contra o combinado amazonense, Cunningham foi o responsável em organizar o seu time e um dos principais destaques.
Como exemplo os dois gols decisivos que marcou na vitória de 4 a 2 do Athletic sobre o Combinado Amazonense. A última notícia de uma partida de Cunningham pelo Athletic foi no dia 7 de dezembro de 1913 quando acabou derrotado pelo Combinado Amazonense pelo placar de 3 a 2.
O jovem inglês com certeza, voltava para a Inglaterra, pois no ano de 1914 seu nome desaparece das escalações do Manáos Athletic. Uma pena, pois o talentoso britânico com certeza marcaria muitos gols e seria um dos destaques no título de sua equipe no Campeonato Amazonense de 1914.
Aliás, que seria mais do que merecido para coroar sua habilidade com os pés e que faltou em sua galeria. Não se sabe o que aconteceu com Cunningham quando voltou á sua terra natal. Há algumas teses dele ter defendido algum clube inglês, ou, talvez, tenha lutado na Primeira Guerra Mundial, destino que tiveram muitos jovens de sua pátria naquele período.
FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto