Fábrica Yolanda Futebol Clube – Recife (PE): Fundado na Década de 20

A Fábrica Yolanda Futebol Clube foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). Incentivado pelo inglês Harry Black (um dos donos da Cia. Fábrica Yolanda S/A), o clube Proletário foi Fundado nos anos 20, por funcionários da indústria de tecelagem, como Fábrica Yolanda Foot-Ball Club e as cores em vermelho e branco.

HISTÓRIA

O seu 1º Presidente: Raphael Addobbati (também diretor-presidente da Cia. Fábrica Yolanda S/A). Até o final dos anos 30, a sua primeira Sede ficava localizada na Rua São Miguel, 2.113, no Bairro do Jiquiá, no Recife.

No Domingo, 25 de agosto de 1925, inaugurado o Estádio do Giquiá (Parque Esportivo Fábrica Yolanda), no Recife. Vale ressaltar que a construção foi um presente do inglês Harry Black ao clube alvianil do Jiquiá. Durante anos, o estádio, construído no estilo dos campos ingleses, foi considerado o melhor e mais bonito do futebol suburbano recifense.

MUDANÇA DAS CORES

Em 1937, o Iolanda passou por uma reorganização o que culminou com algumas mudanças, como por exemplo, a troca das cores vermelha e branca pelo azul e branco.

Na década de 40, mudou de Sede e se fixou na Avenida José Rufino, 13, no Jiquiá. Esta vila era composta de residências dos operários que trabalhavam na Fábrica Yolanda.

Nos anos 30, o Iolanda se filiou a Associação Suburbana de Desportes Terrestres (ASDT). Na década seguinte passou para a Federação Pernambucana de Desportos (FPD). Ao longo de quatro décadas de existência, participou do Campeonato Suburbano e Segunda Divisão.

JOGOS CONTRA SPORT E SANTA CRUZ

No dia 8 de fevereiro de 1942 inaugurou a sua nova praça de esportes, num amistoso diante do Sport Recife. Apesar dos jornais destacarem como “nova praça de esportes“, na verdade o antigo estádio foi remodelado, permanecendo o Iolanda no endereço e campo.

No Domingo, 27 de Janeiro de 1946, o Iolanda enfrentou o Santa Cruz, no seu Estádio completamente lotado. Apesar de todo o poderio e prestigio, clube Proletário fez uma grande partida e foi para o intervalo com uma vantagem de dois a zero. Na etapa final, bastaram cinco minutos de desatenção para o Santa empatar. Daí até o final, o Iolanda jogou de igual para igual e por muito pouco não venceu a peleja.

Nos anos 50, nova mudança. Desta vez a Sede passou a ser na Vila Yolanda, s/n, no bairro de Jiquiá, no Recife. Nos anos 60, a última mudança de Sede: Rua Harry Black, s/n – Jiquiá, Cidade Recife.

TÍTULOS

Campeão do Torneio Início (Zona Sul) de 1939;

Campeão do Torneio Início da 2ª Divisão de 1966;

Pentacampeão do Campeonato Suburbano: 1958, 1959, 1960, 1961 e 1962.

Campeão do Campeonato da 2ª Divisão: 1965

Elenco de 1926: Illo, Juca, Nilo, Jorge, Sebastião, Miro, Bá, Agnello, Zilo, Rodrigues, Jorge II, Oliveira, Aymbiré, Meira, Joaquim, Baptista, Edgard, Virgilio, Ruy, Joaquim II, Erbraim e Ivan.

Time-base de 1937: Neco; João Elias e Duda; Aldemar, Rubens e Fernando; Miôlo, Juca, Edgar, J. Pequeno e Mangueira.

Time-base de 1946: Caruaru; Tiburcio e Rubam; Demostenes, Pompilio e Mizael; Carlos, Alberico, Galego, Zé Pequeno e Djalma. Técnico: Ilo Just

Time-base de 1957: Lunga; Aluisio, Vavá, Toinho e Valdeck; Tuta, Jair e Vavá; II, Jackson e Albérico.

Time-base de 1961: Vado; Joel e Toinho; Zé Maria, Vando e Etênio; Neca, Neco, Nago, Jaques e Lelo.

Time-base de 1965: Neném; Guabera, Toinho, Xó e Mirim; Zé Queiroz e Gilberto; Peba, Jair, Jairo e Leló.

FONTES: Diário de Pernambuco – Jornal de Recife – A Província 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

14 pensou em “Fábrica Yolanda Futebol Clube – Recife (PE): Fundado na Década de 20

  1. JOJÓ YOLANDENSE

    Amanhã dia 25 de outubro o nosso pele do clube yolanda do time do hexa campeão da FPF completa 82 anos de idade , como faço pra enviar uma foto do nosso hexa campeão 🏆 🏆o JAIR SEGUE MEUS CONTATOS PRA VC ENTRAR EM CONTATO COMIGO 98131 5857 98325 8656 JOJÓ YOLANDENSE, AI TE ENVIO A FOTO DO NOSSO INDOLO O JAIR

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Se tiver fotos, flamulas, documentos que possa agregar seria de grande relevância.
    Abs.

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Valeu Josenildo,
    Espero que consiga raridades desta agremiação tão singular
    Abraços

  4. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Josenildo,

    Se tiver fotos ou documentos desse clube, seria interessante compartilhar, a fim de que possamos contar a história do clube de forma mais rica.

    Abraços

  5. JOSENILDO JOSE DOS SANTOS

    FUI FILHO DE OPERARIO ,E TAMBEM TRABALAHEI NA FABRICA YOLANADA DO CLUBE YOLANADA O QUENTE, NOS ANOS DE 85 A 91. MIN CHAMO JOJO YOLANADENSE(HOMEM)

  6. Josué Rodrigues da Silva

    Ola Sérgio, fiquei maravilhado com sua publicação, acabei de criar um grupo c o título AZUL & BRACO, e também um grupo de ZAP, se vc quiser participar do grupo ou do ZAP será um prazer. O ZAP é 81 986514686 meu nome é Josué , nasci e me criei na vila, e amo tudo que se relaciona a história da nossa querida VILA Yolanda, um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *