João de Barros Football Club – Recife (PE): Fundado em 1914

O João de Barros Football Club foi precursor do América Futebol Clube da cidade do Recife (PE). Fundado no domingo, do dia 12 de Abril de 1914, como João de Barros Football Club, por esportistas recifenses, liderados pela família Accioly, juntamente com Ubirajara Correia; José Reis e Silva; Ayres Valente.

Assim ficou constituída a Primeira Diretoria:

Presidente               –           Aristheu Accioly Lins(reserva no time de 1914);

1º Secretário           –           Luiz Accioly Lins (que também era centroavante do time de 1914);

2º Secretário           –           Ubirajara Correia;

Tesoureiro               –           José Accioly Lins;

Diretor de Sports   –           José Reis e Silva;

Vice-Diretor             –           Ayres Valente (reserva no time de 1914);

A principio, a escolha do nome foi uma homenagem a Estrada João de Barros, local no qual ficava a casa de Aristheu Accioly Lins, onde o grupo se reuniu para fundar a nova agremiação.

Seu campo ficava na Campina do Derby (propriedade da prefeitura do Recife), enquanto a sua sede ficava na Estrada de João de Barros, 19, no Bairro da Bôa Vista, no Recife.

O João de Barros FC foi um dos fundadores da Liga Sportiva Pernambucana (LSP), no início de 1915, e foi a agremiação ativa no intuito de organizar o 1º Campeonato Pernambucano, naquele ano.

Ao contrário do que se diz, João de Barros FC realizou diversos amistosos. O 1º clássico foi diante do Santa Cruz FC, em amistoso, no domingo, do dia 23 de Maio de 1915. No final, empate em 1 a 1.

BELFORD DUARTE: O RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA DO NOME

O nome João de Barros Football Club durou exatos 1 ano, quatro meses e 10 dias, quando em 22 de Agosto de 1915 alterou para América Futebol Clube a pedido do desportista Belfort Duarte, ligado ao América do Rio, que viera ao Recife buscar apoio para a fundação da Federação Nacional de Esportes, antecessora da antiga CBD.

Em visita a Pernambuco em agosto de 1915, Belfort Duarte, um dos símbolos do futebol brasileiro, recebeu uma homenagem do João de Barros Football Club. Na tarde de 22 de agosto, Belfort Duarte foi distinguido como capitão honorário do clube e mudou o nome do clube para América Futebol Clube, em homenagem ao seu clube de coração: o América Football Club do Rio de Janeiro.

Foto posada do time do América-RJ, em 1913

A Assembleia foi presidida por Alexandre Reis e Silva, que propôs a mudança do nome, que foi aceita por unanimidade. Outra votação que não teve um voto contra, foi a aclamação de Belfort Duarte, como o “Capitão Honorário do 1º Time” do América Futebol Clube.

 “Comunico-vos que em Assembleia Geral (ocorrido a partir das 12 horas) do João de Barros Futebol Clube, reunida no dia 22 de agosto de 1915 deliberou a mudança de nome daquela sociedade que ficou denominada ‘América Futebol Clube’, convicto que esta deliberação em nada mudará as atenções dispensadas ao nosso antigo João de Barros Football Club e espero a continuação das mesmas ao América Futebol Clube(Carta de Belfort Duarte enviada a imprensa).

Time-base de 1914: H. Miranda; Maximinio e Nequinho; L. Almeida, Moreirinha e Dedé; Sylvio, M. Jacome, Ventura, Luiz Accioly e M. Araujo.

Time-base de 1915: C. Rocha; B. Burlini e Octavio Oliveira; Lincor Costa, Arruda (J. Pessoa) e J. Novaes; Tasso, Zeca, Eduardo Lemos, C. Campos e Lucillo.

Após a mudança de nome, o América Futebol Clube fez o seu primeiro jogo, contra o Colligação Sportiva Recifense, no domingo, do dia 29 de agosto de 1915, às 16hs, no campo do Derby. No final, o América iniciou a nova era com o pé direito, vencendo pelo placar de 1 a 0, gol de Arruda aos 7 minutos da etapa final.

 

FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “João de Barros Football Club – Recife (PE): Fundado em 1914

  1. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,

    Segundo algumas fontes, entre 1937 e 1938, o América,aproveitando a ausência do Torre, trocou o verde e branco pelo vermelho e branco. Assim que possível vou pegar esses anos para confirmar se essa informação procede ou não!

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *