O Centro Sportivo Pernambucano foi uma agremiação de vida efêmera da cidade do Recife (PE). O ‘Tricolor de Santo Amaro’ (azul, preto e branco) foi Fundado na sábado, do dia 24 de Janeiro de 1925, por esportistas do bairro, liderados por Olegário Brasileiro, José Julio da Cunha, Luiz Ferreira, Cecílio José Rodrigues, José Magalhães, Alfredo Silva, José dos Santos e Amaro Damasceno, que também foi seu 1º presidente.
A sua sede ficava localizada na Rua Luiz do Rego, 314, no Bairro de Santo Amaro, no Recife. Já o seu Estádio do Catão ficava em outro bairro: Água Fria. Na sua primeira e única participação no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, em 1926, organizado pela Liga Pernambucana de Desportos Terrestres (LPDT), o Centro Sportivo Pernambucano terminou na 6ª colocação, num total de oito clubes. Ao todo, foram 11 jogos, com três vitórias, um empate e sete derrotas; marcando 10, sofrendo 23 e um saldo negativo de 12.
Time-base de 1926: Armando; Renato (Abel) e Faustino; Pedrinho (Álvaro), Ancelmo e José; Doya (Gato), Costa Zilo, Bellarmino, Danzi (Capitão), Braz (Sigismundo).
CURIOSIDADE
Na prática, das três vitórias, duas (contra o Sport Recife e Flamengo) foram por W.O. O único triunfo dentro das quatro linhas, foi diante do Equador Football Club, no domingo, do dia 26 de Setembro de 1926, quando o Sportivo Pernambucano goleou por 4 a 0, no Estádio dos Aflitos.
Os onze resultados foram os seguintes:
02/05/26 Torre SC 2 x 0 CS Pernambucano
16/05/26 Santa Cruz 2 x 0 CS Pernambucano
30/05/26 Flamengo (RE) 2 x 1 CS Pernambucano
13/06/26 Náutico 3 x 0 CS Pernambucano
11/07/26 CS Pernambucano 1 x 2 Torre SC
18/07/26 América-PE 6 x 4 CS Pernambucano
19/09/26 CS Pernambucano W.O Sport Recife
26/09/26 CS Pernambucano 4 x 0 Equador-PE
31/10/26 CS Pernambucano 0 x 0 Santa Cruz
28/11/26 CS Pernambucano 0 x 6 Náutico
19/12/26 CS Pernambucano W.O Flamengo-RE
FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco – Rsssf Brasil
Meu amigo Ielo, já está publicado!
Só falta um! rss
Abraços!
Sergio,
Sem dúvida!!!
O escudo do João de Barros Football Club fechará com “Chave de Ouro”, pois acho que nem o clube América tem o escudo. Vamos aguardar com anciedade sua publicação.
Abs.
Meu amigo Ielo,
Você definiu bem: uma Odisséia!
Foi uma divertida, cansativa e divertida aventura pelos idos dos anos 10 a 50, do futebol pernambucano.
Muitas descobertas, curiosidades… Saindo das teorias e entrando na realidade que foi aquele período.
Espero que da mesma forma que a BN disponibilizou os jornais pernambucanos, possa fazer o mesmo nos outros estados brasileiros.
Agora restam a A.A. Arruda e o João de Barros FC, que não participou de nenhum pernambucano (é verdade), mas foi o primeiro nome e distintivo do América do Recife.
Vou tentar fechar com ‘Chave de ouro’! Rs
Grande abraço!
Amigos,
Com mais esta publicação, deste rarissimo escudo (unica participação em 1926) do bairro de Santo Amaro, o Sergio Mello chega a porta do final da “Odisséia Pernambucana” (faltando apenas o AAA), deixando para todos, não só os clubes que participaram da 1a divisão de todos os tempos, mas também muitos outros escudos e histórias dos clubes que participaram da “Suburbana Recifense”, que em muitas vezes, proprocionaram mais publico e bom futebol que a elite do football pernambucano, demostrados nos artigos publicados para todos e apontando também os importantes campeonatos e clubes que eram disputados em Caruaru.
Parabéns Sergio Mello,
Abs.