Centro Sportivo Pernambucano – Recife (PE): Fundado em 1925

O Centro Sportivo Pernambucano foi uma agremiação de vida efêmera da cidade do Recife (PE). O ‘Tricolor de Santo Amaro’ (azul, preto e branco) foi Fundado na sábado, do dia 24 de Janeiro de 1925, por esportistas do bairro, liderados por Olegário Brasileiro, José Julio da Cunha, Luiz Ferreira, Cecílio José Rodrigues, José Magalhães, Alfredo Silva, José dos Santos e Amaro Damasceno, que também foi seu 1º presidente.

A sua sede ficava localizada na Rua Luiz do Rego, 314, no Bairro de Santo Amaro, no Recife. Já o seu Estádio do Catão ficava em outro bairro: Água Fria. Na sua primeira e única participação no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, em 1926, organizado pela Liga Pernambucana de Desportos Terrestres (LPDT), o Centro Sportivo Pernambucano terminou na 6ª colocação, num total de oito clubes. Ao todo, foram 11 jogos, com três vitórias, um empate e sete derrotas; marcando 10, sofrendo 23 e um saldo negativo de 12.

Time-base de 1926: Armando; Renato (Abel) e Faustino; Pedrinho (Álvaro), Ancelmo e José; Doya (Gato), Costa Zilo, Bellarmino, Danzi (Capitão), Braz (Sigismundo).

CURIOSIDADE

Na prática, das três vitórias, duas (contra o Sport Recife e Flamengo) foram por W.O. O único triunfo dentro das quatro linhas, foi diante do Equador Football Club, no domingo, do dia 26 de Setembro de 1926, quando o Sportivo Pernambucano goleou por 4 a 0, no Estádio dos Aflitos.

 

Os onze resultados foram os seguintes:

02/05/26        Torre SC                   2          x          0          CS Pernambucano

16/05/26        Santa Cruz               2          x          0          CS Pernambucano

30/05/26        Flamengo (RE)        2          x          1          CS Pernambucano

13/06/26        Náutico                      3          x          0          CS Pernambucano

11/07/26        CS Pernambucano 1          x          2          Torre SC

18/07/26        América-PE              6          x          4          CS Pernambucano

19/09/26        CS Pernambucano             W.O                Sport Recife

26/09/26        CS Pernambucano 4         x          0          Equador-PE

31/10/26        CS Pernambucano 0          x          0          Santa Cruz

28/11/26        CS Pernambucano 0          x          6          Náutico

19/12/26        CS Pernambucano             W.O                Flamengo-RE

FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Centro Sportivo Pernambucano – Recife (PE): Fundado em 1925

  1. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Sem dúvida!!!

    O escudo do João de Barros Football Club fechará com “Chave de Ouro”, pois acho que nem o clube América tem o escudo. Vamos aguardar com anciedade sua publicação.

    Abs.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,
    Você definiu bem: uma Odisséia!
    Foi uma divertida, cansativa e divertida aventura pelos idos dos anos 10 a 50, do futebol pernambucano.
    Muitas descobertas, curiosidades… Saindo das teorias e entrando na realidade que foi aquele período.
    Espero que da mesma forma que a BN disponibilizou os jornais pernambucanos, possa fazer o mesmo nos outros estados brasileiros.

    Agora restam a A.A. Arruda e o João de Barros FC, que não participou de nenhum pernambucano (é verdade), mas foi o primeiro nome e distintivo do América do Recife.

    Vou tentar fechar com ‘Chave de ouro’! Rs

    Grande abraço!

  3. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    Com mais esta publicação, deste rarissimo escudo (unica participação em 1926) do bairro de Santo Amaro, o Sergio Mello chega a porta do final da “Odisséia Pernambucana” (faltando apenas o AAA), deixando para todos, não só os clubes que participaram da 1a divisão de todos os tempos, mas também muitos outros escudos e histórias dos clubes que participaram da “Suburbana Recifense”, que em muitas vezes, proprocionaram mais publico e bom futebol que a elite do football pernambucano, demostrados nos artigos publicados para todos e apontando também os importantes campeonatos e clubes que eram disputados em Caruaru.

    Parabéns Sergio Mello,

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *