A respeito do 1º Campeonato Pernambucano de 1915, só restava encontrar um participante. Agora não falta mais. O Colligação Sportiva Recifense foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). O clube áureo-negro foi Fundado na década de 10, por esportista e estudantes do bairro da Encruzilhada. No final dos anos 20 migrou para o bairro de Água Fria.
A sua Sede ficava na Rua Marcílio Dias, 39 / 1º andar, no Bairro de Água Fria, no Recife. O Colligação mandava os seus jogos no Campina do Derby (de propriedade da Intendência Municipal do Recife).
A sua estreia no Campeonato Pernambucano de 1915, organizado pela Liga Sportiva Pernambucana (LSP), aconteceu no domingo, do dia 1º de Agosto daquele ano. O jogo foi diante do Santa Cruz F.C., às 11h50min., arbitrado pelo Sr. Getúlio, no Campo do Derby.
No domingo, do dia 29 de Maio de 1915, o Colligação Sportiva Recifense venceu o Estrella do Norte Foot-Ball Club, de Paulista, por 2 a 0, em amistoso. O Jornal de Recife descreveu da seguinte forma o uniforme das equipes:
Colligação: camisa de flanela branca, gravata preta e amarela e calção branco. Estrella do Norte Foot-Ball Club: Camisas encarnada, gravata e calção branco.
Time-base de 1915: Rubens Silva (Ernesto Fragoso); Antonio Faria e A. Reis; Salomon Stevens, Anísio e V. Seve; Abel Stevens, José Castro, Pedro Faria (T. Farias), José Barreto e Adaucto de Araujo.
Time-base de 1916: Paulo Ramos; Sitonho e Almdeida; Salomon Stevens, Euclydes e Rodrigues; Abel Stevens, Adolpho, J. Castro, R. Cruz e Adaucto de Araujo.
FONTES: Jornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco – Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Ielo e Cicero,
Sinto-me horando de receber o apoio de amigos e grandes pesquisadores!
Espero encerrar esse ciclo do futebol pernambucano de forma satisfatória!
Um grande abraço e obrigado!
Sergio e amigos,
O Cicero definiu muito bem.
“Trabalho de Excelência”,
Parabens.
Abs.
Obrigado meu amigo Cicero pela força e incentivo!
Um grande abraço!
Trabalho de Excelência Sergio.
Parabens.