Os ingleses foram os criadores do futebol moderno (Football Association) e responsáveis em introduzir aquela agradável modalidade pelo mundo. Seja em suas colônias na África e na Ásia,ou em suas comunidades espalhadas pela América e no resto da Europa.
O Amazonas começou a receber os imigrantes ingleses no final do século XIX, na qual vieram atraídos pelo ciclo da borracha que se consolidava na região e atraía muitos investimentos. Os britânicos comandavam os serviços públicos de Manaus e controlavam o comércio da borracha.
Eram donos das principais casas aviadoras, empresas de água, luz, telefone, bondes, além de construírem o porto, a alfândega, o mercado e outros. A comunidade inglesa de Manaus se tornou uma das mais influentes e importantes do Amazonas.
Mas, além de comandar os principais serviços públicos do estado, os ingleses também introduziram na capital amazonense variedades de esportes como o críquete, tênis, turf, beisebol e o futebol. De todos esses esportes o “Football” foi o único que realmente se popularizou em pouco tempo.
É no ano de 1903 que se registra oficialmente na imprensa manauara os primeiros jogos de futebol entre os ingleses que se realizavam,aos finais da tarde, na praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha. Por volta dos anos de 1904 e 1905 os ingleses fundaram um clube de futebol, de nome desconhecido, que foi o primeiro do gênero a surgir no Amazonas.
De tanto observarem os ingleses realizando seus bate-bola nos finais de semana,os manauaras acabaram seduzidos e,enfim, entregaram-se de vez ao futebol. Em 1906 é fundado em Manaus o Racing Club, primeiro clube de futebol do estado formado só por amazonenses.
Ainda em 1906, os ingleses fundavam um outro clube pebolístico, o Manáos Sport Club.Nesse ano, Racing e Manáos Sport Club deram origem á primeira rivalidade do futebol local. Por ter jogadores mais experientes, a equipe inglesa sempre ganhava dos amazonenses com facilidade em partidas disputadas na praça Floriano Peixoto.
Mas é no ano de 1908 que surge aquele que se tornaria o melhor clube do futebol amazonense em seus primórdios: o Manáos Athletic, fundado por membros da colônia inglesa e sua sede social localizava-se na Rua João Coelho (atual Constantino Nery), no Centro de Manaus.
Seu campo oficial era no Bosque Municipal, onde os britânicos também praticavam o críquete e o tênis. O Athletic era praticamente imbatível em campo e revelou bons atletas como Preece, Dening, Gordon, Cunningham, Compton, Burns, entre outros.
Foi o 1º campeão amazonense de futebol, em 1914. No ano seguinte o tradicional clube britânico extinguia seu time de futebol. Com o tempo os ingleses voltaram para seu lugar de origem devido á grande crise do declínio da exportação de borracha.
Além da importância de introduzir e ter originado o primeiro time de futebol do Amazonas, era comum navios ingleses atracarem no porto de Manaus e lançarem desafios aos melhores times da cidade. Prova disso foi os jogos que as tripulações do”Denis“,”Pelorus” e “Viking” realizaram, em 1909, contra as equipes do Manáos Athletic, Racing e Brasil. Depois disso, foi preciso 105 para que os ingleses retornassem para jogar o esporte trazido por seus ancestrais haviam introduzido em Manaus. O momento desse reencontro ocorreu na Copa do Mundo de 2014, quando a Inglaterra enfrentou a Itália, num dos grandes clássico do futebol mundial.
FONTE E FOTO: Pesquisa do Prof. Gaspar Vieira Neto