Uma das principais forças do futebol do Amazonas no início do século XX, foi o Manáos Sporting Club da cidade de Manaus. O clube foi Fundado no dia 02 de Julho de 1913, pelo cirurgião-dentista Fábio Loureiro que, após chegar da faculdade de odontologia da Pensilvânia (EUA), reuniu os jovens Manuel Gesta, Luiz Costa, Onias e mais alguns funcionários dos correios para juntos fundarem um novo clube de futebol.
SEDE & CAMPO
As cores do Manáos Sporting eram o vermelho e branco ou seja, camisa vermelha, calção branco e meias vermelhas. Inicialmente, sua Sede Social localizava-se na residência da Rua Quintino Bocaiúva, 84, no Centro de Manaus. O seu campo oficial era na Praça Floriano Peixoto, no Bairro da Cachoeirinha, e que anos antes havia pertencido ao extinto Racing. Durante os anos de 1913 a 1915,o Manáos Sporting foi a terceira força do futebol amazonense, só sendo superado pelo Manáos Athletic e pelo Nacional. Devido a cor de sua camisa, o clube era chamado pela imprensa de time “encarnado” ou”reds“.
PRIMEIRO JOGO
A partida inaugural do Manáos Sporting aconteceu no dia 17 de agosto de 1913, na derrota por 3 a 0 para o Nacional (gols de Cícero, duas vezes, e Cazuza), no campo do Bosque Municipal. O Sporting entrou em campo com a seguinte equipe: Pucú; Marçal e Areolino; Gesta, Américo e Benévolo; Antongini, Luiz, Silvio, Loureiro e Sylla.
1ª EXCURSÃO
Em novembro de 1914, o clube se aventurou pelo interior. Foi o primeiro clube do futebol manauara a jogar em Itacoatiara. No duelo realizado na pequena cidade, ganhou do combinado itacoatiarense por 2 a 0.
SEGUNDOS QUADROS FATURA O TRICAMPEONATO
Com a criação da liga amazonense e a realização do campeonato de 1914, o Manáos Sporting se inscreve para participar das duas divisões do certame. Na sua estreia, goleou o Rio Negro por 5 a 2, mas acabou sucumbindo perante o Manáos Ahtletic e Nacional. Contudo, o Segundos Quadros teve melhor desempenho, conquistando o título da 2ª Divisão.
Já no campeonato de 1915, o Manáos Sporting teve melhor colocação, terminando com o vice-campeonato. E o seu time reserva novamente conquistava o título de bicampeão da 2ª Divisão.
No Estadual de 1916, o Sporting continuava a fazer bonito na 2ª Divisão, conquistando o tricampeonato. Em 1918, o clube mudava sua sede para a residência da Rua 13 de Maio (atual Avenida Getúlio Vargas), 06, no Centro de Manaus.
Já em 1919 sua sede era novamente transferida para a Rua Tenreiro Aranha, também no Centro da capital amazonense. Já quase próximo de sua extinção, em 1927, o Sporting tinha sua sede na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro.
PRIMEIRO TÍTULO DO CAMPEONATO AMAZONENSE
Em 1929, o Manáos Sporting conquistava o único título de campeão do Campeonato Amazonense de sua história, com o seguinte time: Praxísteles; Mariozinho e Ricardo; Henrique, Mário Guedes e Oscar; Dico, Tácito, Sópholes, João Losta e Leal.
Em 1930,o Manáos Sporting sofria a maior goleada de sua história. Em partida válida pelo Estadual, no campo dos Bilhares, o time vermelho era massacrado pelo Rio Negro por 10 a 2. Em 1931,o Manáos Sporting encerrava suas atividades para sempre. O clube participou de todas as edições do campeonato amazonense, entre 1914 a 1931.
FONTE & FOTO: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto