O Juventus Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Macapá (AP). O “Moleque Travesso”, como era conhecido, Fundado em 1959, foi tricampeão amapaense de futebol 1964, 1966 e 1967, na era amadora. É filho de padre. Foi fundado no seio da antiga Prelazia de Macapá, na Praça da Matriz, por iniciativa de sacerdotes italianos e revelou muita gente graças ao olho clínico e competência do técnico Humberto Dias Santos.
Essa formação é de 1963, mostra um dos timaços do Juventus é um trabalho feito no computador pelo esportista e ex-jogador Orlandino Gadelha, dono da foto original. O Moleque Travesso do Futebol Amapaense desapareceu das competições oficiais da Federação Amapaense de Desportos (FAD) no inicio da década de 70.
A razão pela extinção foi decorrente de uma divergência entre os padres do PIME e o treinador Humberto Santos, que se uniu a outros esportistas e trouxe a Sociedade Esportiva e Recreativa São José de volta aos gramados amapaenses, já que a agremiação fundada por Messias do Espírito Santos estava licenciada.
Na foto (acima) aparecem, da esquerda para a direita, em pé: Zé Elson, Círio, Mocinho, Curupira, José Maria e Magalhães; agachados, no mesmo sentido, da esquerda para a direita: Enildo, Joca, Timbó, Moacir Banhos e Praxedes.
FONTE E FOTO: Blog João Silva – Macapá – AP