Centro Sportivo Tabajaras – Recife (PE): Fundado em 1938

O Bicampeão Suburbano (competição equivalente a Segunda Divisão nos dias atuais), Centro Sportivo Tabajaras foi uma agremiação da cidade de Recife (PE). A sua Sede e campo ficavam localizados na Rua das Moças, s/n, no Bairro do Arruda, no Recife, o ‘Clube das Multidões Suburbanas‘ foi Fundado na sexta-feira, do dia 16 de Setembro de 1938, graças ao Sr. Oswaldo Figueiredo.

O início do clube azul-grená foi promissor. Imbatível nos primeiros amistosos, depois estreou no Torneio Início de 1938 (organizado pela Associação Suburbana de Desportos Terrestres), e de cara, veio o primeiro título, numa competição que contou com a participação de 41 equipes.

No ano seguinte, veio outra conquista: Campeonato Suburbano de 1939 de forma invicta, com goleadas impressionantes como os 9 a 1 e 11 a 0, no Goyaz e 1º de Maio respectivamente.

Em 1940, o Tabajaras voltou a triunfar faturando o Bicampeonato Suburbano. Na decisão, melhor de três, após empatar o primeiro jogo em 2 a 2, no segundo a equipe azul-grená goleou o Botafogo F.C. por 4 a 1, faturando mais um título. Tais feitos atraíram uma massa de aficionados torcedores e rapidamente o Tabajaras se tornou um clube popular.

Campo inaugurado em 1939

O entusiasmo era notório, e a diretoria azul-grená montou a categoria de base (Infantil e juvenil), além de outras modalidades como o vôlei e o basquete. No domingo, no dia 05 de fevereiro de 1939, o ‘Clube das Multidões Suburbanas‘ inaugurou as suas quadras de vôlei e basquete, além do seu campo diante do poderoso Santa Cruz F.C.

Se dentro de campo, o Tricolor venceu por 2 a 0, fora dele, quem levou a melhor foi o Tabajaras. Afinal, do enorme publico presente (aproximadamente 6 mil pessoas), a maior parte da torcida era azul-grená. O Santa Cruz, após o jogo, recebeu a Taça oferecida pelo Bloco Carnavalesco Madeiras do Rosadinho.

Craques que arrastaram fãs

Alguns jogadores caíram no gosto popular, como Allemão que ganhou o apelido de ‘Santa Bomba’, pelo seu ponte chute, ou Haroldo um atacante “matador” que conquistou inúmeros fãs que vinham de longe para vê-lo jogar.

O clube buscou uma identidade própria, sem copiar ninguém. Até no seu escudo, o Tabajaras foi diferente, inspirando-se na “força Helênica“. O azul-grená fez algumas excursões como no dia 07 de Janeiro 1940, quando enfrentou o Auto Sport, em Campina Grande (PB).

Time-base de 1938: Velinho; Bianco (Morato) e Edly; Mauricio, Estácio e Celestino; Allemão, Isaac, Ivo, Gerson e Haroldo.

 Time-base de 1939: Louro; Estácio (Moá) e Aleixo (Alziro); Symphronio, Ruy (Fernandez) e Didi (Bila); Allemão (Godim), Joel (Isaac), Ivo (Gerson), Frajola (Rubem) e Haroldo (Oscar).

 Time-base de 1940: Sebastião; Gilvan e Estácio; Rubinho, Armando e Celestino; Joaquim, Helinho, Ivo, Frajola e Nequinho.

FONTES: A Província – Jornal de Recife – Diário de Pernambuco

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Centro Sportivo Tabajaras – Recife (PE): Fundado em 1938

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!
    De fato, estou encontrando muitas novidades e times da Segundona e Primeirona.
    Conforme eu consiga o mínimo de informações publicarei um a um.

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *