Moinho Recife Esporte Clube – Recife (PE): Fundado em 1935

O Moinho Recife Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Recife (PE). O Grêmio Alviverde da Farinha de Trigo  foi Fundado no dia 31 de Janeiro de 1935, pela empresa Moinho Recife S/A, cuja função era o lazer e recreação de seus funcionários e familiares.A Sede ficava na Rua de São Jorge 215, em Recife (PE).

O Moinho disputava torneios amadores e amistosos pelo Estado durante uma década. Quando resolveu participar do Campeonato da Segunda Divisão fez bonito e se sagrou Bicampeão em 1944 e 1945. A partir daí seus dirigentes resolveram dar ‘um passo a frente’ e colocar a equipe para disputar as competições profissionais, mas acabou tendo uma vida efêmera na do futebol pernambucano.

O Moinho disputava torneios amadores e amistosos pelo Estado durante o Moinho acabou fazendo uma péssima campanha e foi eliminado logo no 1º turno. Terminou na lanterna, com apenas um ponto, em seis jogos. O único pontinho foi no empate em 1 a 1 com o Íbis, pela segunda rodada, no dia 27 de abril de 1947.

A equipe voltou a participar do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1949. O Moinho chegou a completar o primeiro turno na 6ª colocação (quatro pontos em sete jogos: duas vitórias e cinco derrotas; marcando nove gols e sofrendo 16, com saldo de menos sete).

No entanto, a diretoria decidiu abandonar a competição por dificuldades financeiras, quando veio a se extinguir definitivamente devido à falta de investimento. As duas vitórias foram em cima do Flamengo por 5 a 0 (no dia 09 de junho) e 4 a 0 no Íbis (no dia 26 de junho).

Time-base de 1941: Ascendino; Querrenca e Armando; Zezé, Paizinho e Tota; Amaro, Fernando, Epaminondas, Odilon e Setenta.

 Time-base de 1942: Elias; Armando e Gonçalves; Zezé, Raimundo e Zezinho; Correia, Casado, Robson, Ari e Alberico.

 Time-base de 1943: Elias; Armando e Tempero (Dessete); Raimundo (Lobo),  Zezé e Arnaldo; Magro (Correia), Robson, Ramiro (Casado), Fernando e Alberico.

 Time-base de 1944: Caboré; Querrenca e Armando; Raimundo (Damata), Apolinário e Godoy (Zezé); Cachorrinho, Adauto (Neguinho), Ramiro (Casado), Robson e Alberico.

 Time-base de 1945: Santino (Oscar); Querrenca e Armando (Gonçalves); Raimundo, Arnaldo e Damata (João); Cachorrinho (Alcides), Casado, Magro (Barros), Robson e Alberico.

 Time-base de 1947: Oscar (Memeu); Ari (Diógenes) e Querrenca; Lobo, Pretinha e Zezé; Valdemar (Alcides), Casado (Clóvis), Ramiro (Robson), Magro (Lula) e Apolinário (Neco).

 Time-base de 1948: Oscar; Corrêa e Querrenca; Lobo, Cremildo e Zezé; Cabruna, Pedro, Ary, Lavor e Catende.

 Time-base de 1949: Dadá (Lulinha); Corrêa e Querrenca; Lucas, Damata e Zezé; Casado, Cabruna, Pedro, Lavor e Magro (Israel).

 

Fontes: Diário de Pernambuco – Jornal de Recife – Rsssf Brasil 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Moinho Recife Esporte Clube – Recife (PE): Fundado em 1935

  1. José+Vanilson+Juliao

    No América de Natal atuou um Lavor em 46. Será o mesmo. No futebol maranhense atuou um pernambucano, Pretinha, que também esteve no alvirrubro potiguar. Também suspeito que seja o mesmo.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Valeu meu amigo Ielo, obrigado!
    Esses times pernambucanos são complicados em descobrir informações,
    mas estou conseguindo, ao menos, dados razoáveis!

    Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *