Associação Sportiva Companhia Portela – Jaboatão dos Guararapes (PE)

A Associação Sportiva Companhia Portela foi uma agremiação do Município de Jaboatão dos Guararapes (PE). O clube da fábrica de papel Companhia Portela S/A, foi Fundado no dia 19 de Março de 1937.  A sua Sede ficava localizado na Rua Conselheiro José Felipe, 63, no Bairro da Cascata, em  Jaboatão dos Guararapes.

Apesar da fraca campanha, o Portela arrancou um empate em 1 a 1 com o Náutico, venceu o Santa Cruz por 6 a 4 e, dentro de campo, empatou em 0 a 0 com o Sport Recife, mas a Federação Pernambucana depois deu os pontos para o rubro-negro, devido a irregularidades.O Portela de Jaboatão debutou no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1944. Dentre as sete equipes participantes, que teve três turnos, a equipe alvianil terminou na 6ª posição. Foram 18 jogos e cinco pontos somados: foram uma vitória, três empates e 14 derrotas; marcaram 29 gols e sofreram 46, com um saldo negativo de 17.

Já na segunda e última participação no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1945, novamente terminou em 6º lugar (num total de sete clubes). Foram 18 jogos e nove pontos somados: foram três vitórias, três empates e 12 derrotas; marcaram 32 gols e sofreram 58, com um saldo negativo de 26.

 PORTELA ENCAROU O CAMPEÃO DE 1944 

Embalado pela conquista do primeiro turno do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1944 (fato que lhe garantiu na final do estadual), o América (que se tornaria o campeão daquele ano) enfrentou o novato Portela de Jaboatão. No final, o América goleou por 4 a 1, nos Aflitos.  Leia abaixo como foi noticiado esta peleja:

Logo aos 5 minutos de jogo o meio-campista Capuco driblou João Vitor do Portela e avançou em velocidade pelo lado direito e cruzou a pelota para Julinho, que viu o goleiro Nico atordoado e tocou no canto, fora de seu alcance para abrir a contagem para o América

O clube da Companhia Portela não queria fazer um “papel feio” e aos 15 minutos o meio-campista Baixa se livrou da marcação de Capuco do América e cedeu a bola para o atacante Dega, que avançou em velocidade, não sendo parado pelo zagueiro Lucas e de frente com Leça deixou tudo igual no placar para o time de Jaboatão.

O América era só pressão e aos 35 minutos foi a vez de Pedrinho avançar e tocar para Edgard e mesmo sob forte marcação de Rubens conseguiu chutar, mas, Nico desviou por cima das traves. Aos 40 minutos Edgard encontrou o companheiro de ataque Oseas livre de marcação dentro da grande área e lhe tocou a pelota para de cabeça desempatar e recolocar o América na frente do placar.

Na etapa final, com apenas um minuto de bola rolando, o América atacou com Djalma, que após se livrar da marcação de Rubens, chutou no canto superior de Nico para aumentar a vantagem no placar.

Os jaboatonenses que já não haviam feito um bom primeiro tempo, voltaram com um futebol ainda mais tímido e com 5 minutos no segundo tempo, Capuco avançou até a entrada da área grande e tocou para o atacante Edgard, que se desmarcou de João Vitor e chutou firme para aumentar a vantagem verde nos Aflitos.

AMÉRICA F.C.        4          X         1          A.S.C. PORTELA

LOCAL: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)

DATA: Domingo, dia 20 de agosto de 1944

HORÁRIO: 15h15min

ÁRBITRO: Argemiro Félix de Sena (Sherlock)

AUXILIARES: Lourenço Ferreira e Henrique Silva

AMÉRICA FCLeça; Natal e Lucas; Pedrinho, Capuco e Rubem; Zezinho, Julinho, Djalma, Edgard e Oséas.

ASC PORTELANico; Rubens e Neno; João Vitor, Jorge e Baixa; Djalma, Clóvis, Mazinho, Dega e Vavá.

GOLS: Julinho aos 5 minutos (América); Dega aos 15 minutos (Portela); Oseas aos 35 minutos do 1º tempo (América). Rubens a um minuto (América); Edgard aos 5 minutos do 2º tempo (América).

 

Fontes: Blog do Mequinha – Jornal O Pequeno – Rsssf Brasil – Carlos Celso Cordeiro

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Associação Sportiva Companhia Portela – Jaboatão dos Guararapes (PE)

  1. Roselio Luis Basei

    Grande Sérgio!
    Só uma dúvida, no texto está que a equipe era alviverde, mas o desenho está em azul e branco?

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Otimo artigo e escudo inédito, além de apresentar a correção do nome oficial e para muitos até mesmo a sede Jaboatão.

    Parabens,

    Abs

    Em tempo: A duas correções de digitação a serem feitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *