ROBERTO NUNES MORGADO

A discutida figura de Morgado sempre chamou a atenção. Fosse pelos trejeitos em campo, numa clara e assumida imitação do ídolo Armando Marques, fosse pela incontestável capacidade como arbitro de futebol. Esse paulista chegou rápido ao quadro de aspirantes da FIFA. Com ele, trouxe um currículo carregado de controvérsias. Por duas vezes foi internado na Clínica Maia, uma casa de tratamento para problemas psicológicos, em São Paulo. Em 1983, depois de expulsar até policiais do campo, num jogo Vasco e Fortaleza, no Ceará, a Cobraf exigiu um exame de sanidade mental para Nunes Morgado. Para complicar a imagem exótica, os parcos 59 kg espalhados na fina silhueta de 1,71 m lhe valeram o apelido de “Pantera Cor-de-Rosa”.
Entre os amigos, porém, Morgado gozava de outra fama. Nos quarteirões formados pelas ruas Rego Freitas e Marques de Itu, em plena Boca do Lixo, no centro de São Paulo, ele era uma espécie de rei. Seu castelo era a Churrascaria Boi na Brasa, aonde chegou a ser relações publicas. Seus súditos, um grupo entre cinco ou dez pessoas, boa parte homossexuais como ele. Na hora das farras, Morgado era quem pagava a conta. O pessoal explorava o Morgado. Depois do diagnóstico de Aids, todos se afastaram do ex-juiz. Nenhum deles doou 1 real sequer quando foi passada uma lista de contribuição para Nunes Morgado. Nenhum deles o visitou no hospital.
Antes de falecer, internado na Clinica Bezerra de Menezes, em São Bernardo do Campo, Numes Morgado pediu um novo exame de Aids. A entrega dos resultados acabou se transformando no pior momento de sua vida. Ele recebeu trêmulo o envelope lacrado com o resultado do exame. Ao ler o que todos já sabiam, começou a chorar e a gritar – “Eu não tenho aids coisa nenhuma! É meningite! É só um problema de pulmão! Quero um terceiro exame. Este aqui é fajuta” – acusa entre lágrimas.
Numes Morgado chegou a voltar para casa, ficar junto com a família. Uma semana depois, mesmo com proibição médica, ele tomou uma garrafa de pinga. Quando voltou para seu apartamento na Praia Grande, bateu na mulher e chutou o filho. Morgado estava completamente embriagado. Foi obrigado a se internar novamente na Clínica Bezerra de Menezes. Desde então seu estado de saúde foi piorando. Com o tempo ele ficava cada vez mais fraco. Sua morte foi inevitável.

2 pensou em “ROBERTO NUNES MORGADO

  1. osvaldo luiz straforini

    Acesso sempre o site História do futebol. É MUITO ÚTIL PARA QUEM ESTUDA E GOSTA DE FUTEBOL. Preciso da ajuda de vocês. Gostaria de saber qual foi o primeiro jogo no Brasil com o uso de cartões amarelo e vermelho. Data do jogo, juiz que deu o primeiro cartão, campeonato, etc.
    Agradeço e aguardo resposta. Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *