O Piracanjuba Esporte Clube é uma agremiação do Município de Piracanjuba (GO). Localizado a 87 km da capital goiana, Piracanjuba conta com uma população de 24.786 habitantes (segundo o IBGE/2014). Fundado em 1979, a sua Sede fica na Avenida Antônio Batista Arantes, s/n – Quadra 5, Lote 01 – Bairro Setor Norte.
O Piracanjuba participou pela primeira vez na esfera profissional no Campeonato Goiano da Série B de 1990, ficando na 4ª colocação. No ano seguinte fez bonito e se sagrou campeão do Estadual da Série B de 1991, o clube alvigrená debutou na elite do futebol goiano.
O time não deixou dúvidas em relação ao merecimento do título, chegando com sete pontos de vantagem em relação ao vice-campeão Itumbiara. Nos 20 jogos, venceu 15, empatou quatro e só perdeu uma; assinalando 41 gols e sofrendo apenas oito, com um saldo pomposo de 33.
Consequentemente, o Piracanjuba debutou no Campeonato Goiano de Futebol da 1ª Divisão de 1991 (além dessa, o time também esteve presente em 1994). A campanha não foi boa e o Piracanjuba terminou na 16ª e última posição (foram 30 jogos, com duas vitórias, seis empates e 22 derrotas; marcando 11 gols e sofrendo 49, num saldo negativo de 38).
Após ficar ausente no ano seguinte, em 1994 recebeu um convite para disputar o Campeonato Goiano de Futebol da 1ª Divisão. No entanto, mais uma vez o Piracanjuba não foi bem. Dentre 18 clubes, o clube alvigrená terminou em penúltimo lugar. Foram 34 jogos, com cinco vitórias, 14 empates e 15 derrotas; marcando 21 gols e sofrendo 43, com um saldo de 22 negativos.
Após essa temporada, o Piracanjuba ficou ausente até 1998, quando disputou pela terceira vez o Campeonato Goiano da Série B. Mas uma vez o time não foi bem e acabou eliminado na primeira fase. Terminando na última colocação, com apenas um pontinho em oito jogos.
Fontes: Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho – Wikipédia – Rsssf Brasil
Meu amigo Ielo, obrigado pelas suas palavras!
Esse escudo tive o cuidado de pesquisar alguns detalhes!
Por exemplo. Esse peixe é um Piracanjuba.
Após ver algumas fotos redesenhei esse peixe para corresponder a
ao modelo do escudo!
As cores consultei um pesquisador de Goiânia (Gerliézer),
que me confirmou quer as cores é grená e branca!
Acredito que o escudo ficou decente! rs
Um grande abraço!
Sergio,
Este artigo recupera as verdadeiras cores do Pi-ra-can-ju-ba, pois até então os escudos publicados, inclusive da revista Placar era alvi-negro. (eeh. a publicidade do leite está conquistando as crianças).
Acredito que deva ter existido outro Pi-ra-can-ju-ba antes de 1979…
Abs.