Piracanjuba Esporte Clube – Piracanjuba (GO): Campeão Estadual da Série B de 1991

O Piracanjuba Esporte Clube é uma agremiação do Município de Piracanjuba (GO). Localizado a 87 km da capital goiana, Piracanjuba conta com uma população de 24.786 habitantes (segundo o IBGE/2014). Fundado em 1979, a sua Sede fica na Avenida Antônio Batista Arantes, s/n – Quadra 5, Lote 01 – Bairro Setor Norte.

O Piracanjuba participou pela primeira vez na esfera profissional no Campeonato Goiano da Série B de 1990, ficando na 4ª colocação. No ano seguinte fez bonito e se sagrou campeão do Estadual da Série B de 1991, o clube alvigrená debutou na elite do futebol goiano.

O time não deixou dúvidas em relação ao merecimento do título, chegando com sete pontos de vantagem em relação ao vice-campeão Itumbiara. Nos 20 jogos, venceu 15, empatou quatro e só perdeu uma; assinalando 41 gols e sofrendo apenas oito, com um saldo pomposo de 33.

Consequentemente, o Piracanjuba debutou no Campeonato Goiano de Futebol da 1ª Divisão de 1991 (além dessa, o time também esteve presente em 1994). A campanha não foi boa e o Piracanjuba terminou na 16ª e última posição (foram 30 jogos, com duas vitórias, seis empates e 22 derrotas; marcando 11 gols e sofrendo 49, num saldo negativo de 38).

Após ficar ausente no ano seguinte, em 1994 recebeu um convite para disputar o Campeonato Goiano de Futebol da 1ª Divisão. No entanto, mais uma vez o Piracanjuba não foi bem. Dentre 18 clubes, o clube alvigrená terminou em penúltimo lugar. Foram 34 jogos, com cinco vitórias, 14 empates e 15 derrotas; marcando 21 gols e sofrendo 43, com um saldo de 22 negativos.

Após essa temporada, o Piracanjuba ficou ausente até 1998, quando disputou pela terceira vez o Campeonato Goiano da Série B. Mas uma vez o time não foi bem e acabou eliminado na primeira fase. Terminando na última colocação, com apenas um pontinho em oito jogos.

Fontes: Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho – Wikipédia – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Piracanjuba Esporte Clube – Piracanjuba (GO): Campeão Estadual da Série B de 1991

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo, obrigado pelas suas palavras!

    Esse escudo tive o cuidado de pesquisar alguns detalhes!
    Por exemplo. Esse peixe é um Piracanjuba.
    Após ver algumas fotos redesenhei esse peixe para corresponder a
    ao modelo do escudo!
    As cores consultei um pesquisador de Goiânia (Gerliézer),
    que me confirmou quer as cores é grená e branca!
    Acredito que o escudo ficou decente! rs

    Um grande abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Este artigo recupera as verdadeiras cores do Pi-ra-can-ju-ba, pois até então os escudos publicados, inclusive da revista Placar era alvi-negro. (eeh. a publicidade do leite está conquistando as crianças).

    Acredito que deva ter existido outro Pi-ra-can-ju-ba antes de 1979…

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *