Achegas dos Primórdios do Campeonato Goiano

O Estado de Goiás originou da Capitânia de Goiaz criada em 1744, com sua economia voltada à exploração de ouro descoberto pelos bandeirantes, sendo sua capital o primeiro arraial, Vila Boa de Goiaz. No fim do século XVIII, o ouro nas minas tornaram escasso e o comércio se ressente, estagnando a Capitânia pelas dificuldades de distâncias dos grandes centros.

Lentamente a economia mudou para a pecuária no norte e no sudoeste, estabelecida através de duas grandes vias de penetração: a do nordeste, representada por criadores e rebanhos nordestinos, e a de São Paulo e Minas Gerais, que através dos antigos caminhos da mineração, estabilizando-se no Sudoeste da capitânia. Assim, extensas áreas do território goiano foram ocupadas em função da pecuária, dela derivando a expansão do povoamento e o surgimento de cidades como Itaberaí, inicialmente uma fazenda de criação, e Anápolis, local de passagem de muitos fazendeiros de gado que iam em demanda à região das minas. Os núcleos urbanos eram pobres e em número reduzido, destacando-se apenas as povoações de Meia Ponte, atual Pirinópolis e Vila Boa de Goiaz, a capital.

No inicio do século XX a economia ressurge com agropecuária seguindo a expansão da Estrada de Ferro Mogiana, vindo de São Paulo até Araguari (MG) e depois Catalão no Estado de Goiás, e o mesmo aconteceu com o Futebol, vindo de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Uberaba e Araguari. Por volta de 1909 e 1911, na capital de Vila Boa de Goiaz, existiam os times Goyaz Football Club e o Sport Club Goyano Athletico, constituido por jovens goianos que estudavam em São Paulo e no Rio de Janeiro. Importante resaltar que a capital goiana tinha pouco mais de 13 mil habitantes por volta de 1910, enquanto Catalão já atingia população superior a 30 mil habitantes, surgindo em 1913 o Catalão Foot-Ball Club. Até o fim da década de 1910, a organização de times e a realização de partidas foram registradas, pelo menos, em Anápolis, Pirenópolis e Catalão.

No alvorecer da década seguinte, intensificou-se a disseminação da prática do futebol. Nessa época, o Catalão Football Club já possuía um terreno para a construção de uma praça de esportes, onde outros times da cidade, como o Operário, o Americano e o Brasil FC debater-se-iam contra o Leão do Cerrado. Em 1923, depois de vencer vários jogos contra times da região, uma equipe de Catalão viajou até Anápolis para disputar uma partida contra um time que também tinha vencido partidas em Goiás, Inhumas, Morrinhos e Pirenópolis. A equipe de Catalão venceu por 2 x 0, motivo pelo qual é apontado como primeiro campeão goiano extraoficial. Em 1925 já existiam: Bela Vista FC, Atlético Belavistense, Bonfim EC, Leopoldo de Bulhões FC, Vianápolis EC, AA Rio Verde e Rio Bonito FC. Em 1926 é fundado o Jaraguá FC e em 1927 na capital, a Associação Athlética União Goyana.

Em 1930 o Estado de Goiás, que não enviou seleção estadual para o Campeonato Brasileiro de Seleções, após críticas da imprensa goiana, proporcionou a fundação na capital de Goiaz de entidade para organizar a seleção goiana e os clubes do estado, fundando a Associação Goiana de Esportes Athléticos, considerando os clubes como os dos Sargentos, dos Operários, do Tiro 78, do Ibsen Caiado, do Anhanguera, do América e do Brasil Central, todos da cidade de Goiaz e dos clubes das outras cidades goianas, mas só três filiaram-se na nova entidade.

Muitos clubes vão surgindo em cada cidade goiana, como o União Sportiva Ypamerina de Ypameri, Morrinhos FC e Ypiranga de Pires do Rio. Em 1931 ocorre a fundação do Annapolis Sport Club em Anapólis e segundo clube de Catalão, o Clube Recreativo Atlético Catalão, iniciando o primeiro grande clássico do Estado com o Catalão Football Club. Em 1933 surge o Burity Esporte Clube e o União Operaria Sport Club em Santa Luzia, primeiro clube de operários.

Em 1933, inicia a transferencia da capital, que se concretiza efetivamente em 1937, com a capital goiana oficialmente transferida da Cidade de Goiaz para Goiânia.

Em 1938, os dois clubes da nova capital, Atletico Goianiense (fund 1937) e o Corinthans FC (fund 1938) realização um melhor de tres para saber que é o campeão citadino de Goiania, vencido pelo Atletico.

Em 1939 acontence a fundação da Federação Goiana de Futebol, que realizando o campeonato citadino de 1940 com 5 clubes: Atlético Goianiense, Goiânia EC campeão (o Corinthians mudou de nome para Goiania), Campinas Esporte Clube, Clube Esportivo Operário e ECG – Empresa de Construções Gerais FC. O Campeonato acontece em 1940 até 1943.

Participaram do campeonato citadino de Goiânia de 1943, Goiânia EC campeão, Atlético Goianiense, Goias Esporte Clube, Vila Nova FC e o Comercial EC.

Em 1944 é realizado o primeiro campeonato estadual de Goiás com:

1o Atlético Goianiense
2o Goiânia EC
3o Goias Esporte Clube
4o Vila Nova FC
5o Campinas EC.

Autor: Antonio Mario Ielo

Fontes consultadas: site do Wikipédia, Primórdios do Futebol em Goiás de Cleber Dias, RSSSF, arquivos publicados no Blog História do Futebol e arquivos pessoais.

3 pensou em “Achegas dos Primórdios do Campeonato Goiano

  1. Sergio Mello

    Meu amigo Ielo,
    encontrei um escudo do Catalão F.C.
    Por incrivel que pareça é parecido com o União Goiana EC.
    Já salvei as fotos. Entrei em contato com o responsável pela publicação
    para saber as cores. Parece ser azul e amarelo ou branco.

    Abraços!

  2. Antonio Mario Ielo Autor do post

    Sergio e amigos,

    Estimulado pelo questionamento do Vitor Dias e todos os seus artigos, achei importante este artigo de achegas, que mostra que muito coisa ainda precisa ser pesquisado em Goiás, principalmente sobre a decada de 30, e a propria Associação Goiana de Esportes Athléticos, que aparentemente não realizou nenhum campeonato. Temos que pesquisar também as seleções goianas desta decada.
    Um estado grandioso, que teve muitas decadas de estagnação, e um grande crescimento economico apartir da decada de 30.
    Precisamos pesquisar os campeonatos citadinos de Catalão e possiveis torneios regionais. Eu, erroneamente acreditava que Anapolis era a principal cidade de Goias antes de Goiania, mas não, na verdade era Catalão.

    Obrigado pelas palavras,

    Abs.

    Em tempo: Pelo “tom de cinza” da camisa do Catalão FBC das fotos, parace ser azul marinho, preto ou vermelho, mas se for azul marinho teria praticamente as mesmas cores que o CRAC que é azul celeste. A dúvida persiste, neste nosso trabalho tudo é possivel…

  3. Sergio Mello

    Excelente artigo, meu amigo Ielo!
    A narrativa de como se desenvolveu o futebol goiano!
    Esse Catalão FC, eu já vi a bandeira com as letras estilizadas,
    mas não sei as cores.
    Pela foto parece ser uma cor preta ou azul marinho, mas
    não dá para cravar!

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *