São Luiz Esporte Clube – Goiânia (GO): Fundado em 1955

O São Luiz Esporte Clube foi uma agremiação da Cidade de Goiânia (GO). Fundado em 1955, o clube da Vila Operária ficava localizado no Bairro Campinas (na época era um município), em Goiânia.

A equipe disputou o Campeonato Goiano da 1ª Divisão em três oportunidades: 1955, 1956 e 1957. Na sua estreia, em 1955, o São Luiz terminou na 5ª colocação. No ano seguinte, a campanha foi ruim terminando na décima e última posição. Em 1958, na sua última participação, o time voltou a decepcionar e ficou em 8º lugar (num total de nove clubes).

No somatório dessas três temporadas, o São Luiz realizou um total de 48 jogos, somando 22 pontos ganhos; com sete vitórias, oito empates e 33 derrotas; marcando 71 gols; sofrendo 169; saldo negativo de 98.

Em 1958, devido as dificuldades financeiras obrigou o São Luiz a tentar fazer uma fusão com o São Paulo Futebol Clube, a fim de criar o surgimento do Santos Futebol Clube. Entretanto, em razão de ‘politicagens internas’ acabou que o projeto não decolou e o clube acabou desaparecendo sem deixar rastros.

Fontes: Livro “30 anos de Futebol em Goiânia”, publicado em janeiro de 1975, de autoria de Lisita Junior, pela Editora Dom Bosco – Rsssf Brasil –  Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, 16. Rodolfo Stella, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *