Esporte Clube Rio Verde – Rio Verde (GO)

O Esporte Clube Rio Verde é uma agremiação da cidade de Rio Verde (GO). O Verdão do Sudoeste‘ foi Fundado no dia 22 de Agosto de 1963, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e proporcionar alegria aos torcedores. Ao longo de sua trajetória foram muitas as disputas e títulos conquistados.

O Verdão do Sudoeste como é carinhosamente chamado pelos torcedores tem na galeria taças conquistadas em importantes disputas que renderam cinco títulos de campeão da Divisão de Acesso, o primeiro deles conquistado no ano de 1969. A formação de ouro do Esporte Clube Rio Verde enfrentou adversários de peso e venceu todos eles, alguns com vitórias expressivas, conseguindo o primeiro título de campeão, invicto na competição.

Em todas as competições que participou, teve em seu elenco o nome de grandes jogadores sendo que muitos fizeram histórias no futebol nacional como é o caso dos atletas Mug e Radar, que ao defenderem as cores verde e branco ganharam o coração dos torcedores tornando-se ídolos consagrados.

Nas conquistas do clube a torcida teve papel fundamental, tornando-se o décimo segundo jogador no campo. Em vários jogos dentro do Mozart Veloso do Carmo o público lotou o estádio, sendo campeão de bilheteria em muitas partidas.

No ano de 2009 a equipe entrou na disputa com um único objetivo, conquistar o acesso a elite do futebol goiano. Foram três anos de ansiedade tanto dos dirigentes quanto dos torcedores. No ano de 2011 o coração do torcedor bateu acelerado nas disputas com o time enfrentando equipes também tradicionais. A conquista do título tão esperado veio com uma rodada de antecedência na Divisão de Acesso e voltou após dezesseis anos à Primeira Divisão.

Além do futebol, o nome do clube é reconhecido em outras modalidades. No futsal coleciona mais de 10 títulos de campeão goiano e no handebol foi campeão goiano em 2011. A valorização do esporte começa desde cedo, as categorias de base são mantidas através de uma parceria com o município que busca a realização dos sonhos de mais de mil crianças e jovens.

Em 1995 o Verdão do Sudoeste chegou as semifinais, quando caiu diante do forte Vila Nova de Goiânia, mesmo ano que encerrou suas atividades, Voltando a jogar no ano de 2009 pela terceira divisão do campeonato goiano, o clube esteve próximo do acesso, porém terminou a competição na terceira colocação, uma vez que subiram os dois primeiros colocados.

Em 2012, com uma campanha regular na primeira fase e uma recuperação incrível na Segundona do Goiano, a equipe manteve-se entre os 8 melhores, permanecendo na 7ª colocação, obtendo 5 vitórias, 4 empates e 9 derrotas, dos 18 jogos disputados na primeira fase.

Em 2013, entra como favorita pela classificação à segunda fase do Campeonato Goiano de Futebol de 2013. Apesar do favoritismo, a equipe não obteve bons resultados e acabou sendo rebaixada para a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano de 2014. Contudo, não fez boa campanha terminando na 9ª colocação e acabou rebaixado.

 

Fontes: Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Escudos, Goiás, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *