Os campeonatos das ligas rivais de 1934 foram disputados praticamente em sequência. Isso se deu pois a competição da ANEA teve que ser interrompida após a expulsão da maioria de seus clubes, e encerrada em turno único. Aceitos na LNF, esta teve quórum para iniciar a sua disputa. Primeiro o campeonato da ANEA:
CAMPEONATO NITEROIENSE DA ANEA – Associação Nictheroyense de Esportes Athleticos
Participantes:
Barreto FC
Canto do Rio FC
Fonseca AC
Guarany FC *
Modesto FC (São Gonçalo)
Nictheroyense FC
Saramago FC
Ypiranga FC
* nota: o São Bento do campeonato de 1932 e Guarany são o mesmo clube. O Guarany, campeão de 1913, mudou de nome em 1926, voltando ao antigo em 1934
O campeonato teve apenas a tabela do turno organizada. A tabela do returno, que acabou não acontecendo, seria feita de acordo com os resultados dos clubes no primeiro. O Modesto, que era de São Gonçalo, entrou no meio da competição e disputou duas partidas, “encaixadas” nas rodadas finais.
29/4
Saramago 1–3 Fonseca
Guarany 2–4 Ypiranga
6/5
Barreto 3-2 Canto do Rio
13/5
(sem jogos, festival do Guarany)
20/5
Ypiranga 5-2 Saramago
Fonseca 3-1 Barreto
27/5
Guarany 0-5 Barreto
3/6
(sem jogos, festival do Canto do Rio)
10/6
Ypiranga 1-2 Canto do Rio
17/6
Saramago 4-2 Barreto
Fonseca 5-0 Guarany
24/6
Ypiranga 4-2 Fonseca
1/7
Canto do Rio 5-1 Saramago
Barreto 0-3 Ypiranga
8/7
(sem jogos, festival do Saramago)
15/7
Saramago 3-1 Guarany
22/7
Barreto 5-4 Modesto
Canto do Rio 2-1 Fonseca
29/7
Canto do Rio 7-1 Guarany
Saramago 3-1 Modesto
O segundo turno deveria começar em 5/8, mas o campeonato foi paralizado; a sede da ANEA, na Rua São João, foi penhorada por uma dívida com João Pereira Gomes, presidente do Fluminense A.C. – ironicamente a liga rival organizara uma taça com o nome de João Pereira Gomes! Resolvida a pendência, o segundo turno seria iniciado em 16/9, com os seguintes jogos:
16/9
Canto do Rio – Barreto
Fonseca – Saramago
Ypiranga – Modesto (este válido pelo primeiro turno)
Contudo, no mesmo dia 16 os clubes Barreto, Fonseca, Modesto e Ypiranga foram eliminados pela ANEA por terem assinado um acordo de pacificação com a LNF “por trás dos panos”. Os mesmos foram aceitos pela LNF.
Os regulamentos da ANEA impediam que a competição prosseguisse com menos do que quatro clubes – restaram apenas Canto do Rio, Saramago e Guarany – devendo ser encerrada. A título de curiosidade, o que o regulamento previa nos casos de impedimento do prosseguimento da competição.
a) Em caso de interrupção no primeiro turno, a competição é considerada nula, inexistente
b) Em caso de interrupção no segundo turno, os resultados dessa fase são anulados e o vencedor do primeiro turno é o campeão, com confronto direto como primeiro critério de desempate e goal average como segundo
Aparentemente, seria a primeira opção, pois faltavam os jogos do Modesto. Contudo, a exclusão de uma equipe antes que a mesma disputasse um mínimo de cinco jogos resultava na anulação de sua participação. Por conta dessa fato, a ANEA desconsiderou a participação do Modesto e o primeiro turno foi considerado inteiramente disputado, com o Canto do Rio e Ypiranga empatado em pontos e o Canto do Rio campeão no confronto direto (2 a 1).
Uma observação: reparei que em alguns textos do jornal O Fluminense, nos anos 70, dizem que o Ypiranga é campeão de 1934. O Ypiranga foi campeão, mas apenas nos segundos quadros (também graças ao confronto direto com o Barreto, com quem empatara em pontos). Também é bom lembrar que quase nenhuma fonte considera o Cantusca campeão de 34 por conta da desordem do ano e a tendência das matérias sobre o futebol de Niterói contabilizarem apenas uma liga por ano (e a do Byron sempre foi considerada a mais importante).
Colocação final
1.Canto do Rio 2 pps
2.Ypiranga 2 pps
3.Fonseca 4 pps
4.Barreto 6 pps
4.Saramago 6 pps
6.Guarany 10 pps
pps = pontos perdidos