Clube 15 de Novembro – Campo Bom (RS): Fundado em 1911

O Clube 15 de Novembro é uma agremiação do Município de Campo Bom (População        de 60.081 habitantes, segundo IBGE de2010), que fica a 57 km da capital Porto Alegre (RS). Fundado no dia 15 de novembro de 1911, como Sport Club 15 de Novembro, por operários da primeira indústria de calçados de Campo Bom, a Vetter & Irmãos.

Time de 1911-15

Os primeiros jogos do clube ocorriam em um potreiro no Morro das Pulgas, nos fundos da fábrica dos irmãos Vetter. O primeiro time do 15 de Novembro era formado pelos jogadores: Juvenal Soares, Carlos Blos, Osvaldo von Reisswitz, Gustavo Blos, Vergílio Feltes, Alfredo Blos, Oscar Vetter, Franz Appol, Edmundo Ermel, Alvício Lauer e Lulu Schaeffer.

No dia 17 de novembro de 1912, foi inaugurada a bandeira do clube, havendo a realização de uma partida amistosa com o Sport Club Colombo de Porto Alegre, que venceu pelo placar de 5 a 1.  Frequentemente o clube realizava amistosos contra as demais equipes locais no campo que pertencia a São Leopoldo até 1959.

Seus principais adversários eram SC Rio Grandense e EC Oriente, ambos de Campo Bom; SC Novo Hamburgo, FBC Esperança, SC Ypiranga, Grêmio Sp.Hamburguez, FBC Municipal, SC Progresso e SC Guarany todos de Novo Hamburgo, Sapyranga FBC e FBC Avante de Sapiranga, Estância Velha FBC, SC União de Estância Velha, SC Tiradentes de Dois Irmãos.

Time de 1933

Mesmo tendo recebido diversos convites, somente em 1934 o SC 15 de Novembro  ingressou na Liga, curiosamente na cidade vizinha, em Novo Hamburgo: A.H.E.A. (Associação Hamburguesa de Esportes Atléticos), onde começou disputando o Campeonato Citadino da 2ª Divisão.

 Surge o Esporte Clube Independente

A experiência não foi bem sucedida e o clube abandonou a Liga ainda em 1934, passando a disputar apenas amistosos até 1943. Nesse mesmo ano, Sport Club 15 de Novembro, entrou em crise e acabou rompendo com a Sociedade Concórdia (clube social, ao qual se havia fusionado em 1917). Além disso, a agremiação mudou o nome para Esporte Clube Independente, alterou as cores (passando a ser alvinegro), e, de quebra, se filiou na Liga Leopoldense de Esportes Atlético (LLEA). Com essa nova estrutura participou do Campeonato do Interior contra o FBC Esteio.

O EC Independente existiu por mais seis anos até que em 1949, o  clube voltou a se chamar Esporte Clube 15 de Novembro, retomando as cores originais (verde, amarelo e vermelho), contudo com um distintivo um pouco diferente. Disputou o Campeonato Citadino de São Leopoldo até a emancipação do município de Campo Bom. Nos anos 60 voltou a usar o escudo no estilo original.

Time de 1953

Fontes: Jornal Correio de São Leopoldo – Jornal 5 de Abril – Diário de Notícias – Correio do Povo – Site do Clube – Arquivo Pessoal

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 32. Douglas Marcelo Rambor, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *