É hoje a inauguração do Frei.

capa1

O jogo principal, entre “Imperial” e Peñarol, começa às 20h30;

antes, tem a preliminar entre Marília sub-18 e uma seleção sub-18

 

Enfim, chegou o grande dia. Hoje, 13 de abril de 2010, Imperatriz receberá o melhor e mais moderno estádio de futebol do Maranhão e do Norte/Nordeste. Depois de praticamente dois anos, o majestoso Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia será reinaugurado e entregue aos torcedores imperatrizenses, que ficarão confortavelmente acomodados em doze mil cadeiras. Para hoje, foram trocados por alimentos não perecíveis cerca de dez mil ingressos.

Para entregar essa grande obra, estará presente a governadora Roseana Sarney e todo o seu staff de governo, que desde ontem se encontra na região tocantina. A reinauguração oficial acontece hoje, às 10 horas, quando será descerrada a placa comemorativa, sem maiores pompas.

E, como não poderia deixar de ser, para a entrega de um colosso como ficou o Frei Epifânio, um grande jogo. Às 20h30, jogarão Combinado Imperatriz/JV Lideral – o clássico “Imperial”, “Tratoraço”, como queiram – e o Peñarol, do Uruguai.

O Penãrol, muito embora não esteja disputando a Copa Libertadores este ano, já conquistou-a por cinco vezes. Pelo certame nacional do Uruguai, o clube aurinegro tem 47 títulos. O Peñarol, que também é conhecido por “Manya”, “Mirrassol” e “Carbonero”, é uma das maiores forças do futebol sul-americano. A denominação do Peñarol de “aurinegro” é porque as suas cores são amarelo (cor do ouro) e negro.

Domingo, conquistou o título do Torneio Clausura, com a vitória de 2 a 1 sobre o Fênix, e já garantiu vaga na Libertadores de 2011.

O time titular do Peñarol é: Sosa; Aguirragaray, Gullermo, Alcoba e Dário; Sosa II, Ortemann, Ramirez e Urreta; Pacheco e Martinuccio. Entretanto, o técnico Diego Aguirre pode realizar alterações, colocando jogadores reservas no jogo de hoje. O combinado somente será escalado momentos antes do início da partida.

Pelo fato de ser uma partida internacional, coube à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol escalar o árbitro do jogo. Wilson Luis Seneme será o árbitro. Os assistentes são Sandro Nascimento Medeiros e Cícero Romão Batista Silva. Os árbitros reservas são Ranilton Oliveira de Sousa e Aldonísio Pereira Mendes.

 

Novo estádio Frei Epifânio será

reinaugurado aos 44 anos de fundação 

O estádio Frei Epifânio D’Abadia foi inaugurado em 30 de janeiro de 1966, na gestão do então prefeito Raimundo Silva. Portanto, em sua reinauguração depois de dois anos em obras, está com completos 44 anos.

O estádio está localizado na Rua Coriolano Milhomem, no centro da cidade, e agora, depois das obras de reformas, possui capacidade para doze mil pessoas devidamente sentadas. Além de receber os jogos da Sociedade Imperatriz de Desportos, o principal clube de futebol da região, JV Lideral, atual campeão maranhense, e do futebol amador, é palco para diversas manifestações culturais da cidade e regiões circunvizinhas.

As reformas feitas, que irão proporcionar maior conforto aos torcedores, com a instalação de mais uma arquibancada, além de obras de urbanização, lanchonetes, banheiros novos, melhores acessos, arquibancada principal coberta, novas instalações para TV e rádio, elevador para deficientes físicos, vestiários confortáveis com sala de aquecimento para os atletas, vestiários masculino e feminino para árbitros, acesso para ônibus, administração, salas para lojas de conveniências, placar eletrônico, serviço de som, dentre outros benefícios.

As reformas foram feitas pelo governo do estado, tendo iniciado na gestão do governador Jackson Lago e terminado na gestão da atual governadora, Roseana Sarney, que teve de alterar o projeto, haja vista que o gramado e o alambrado, entre outros itens da obra, não haviam sido licitados.

Antes de chegar ao atual estágio, o Frei Epifânio passou por outras três reformas. Uma delas, quando foram construídas as cabines de madeira, que ficaram conhecidas como “balança mas não cai”, denominação dada pelo radialista Marcelo Rodrigues e que foi eternizada. Depois, a construção das arquibancadas no governo João Castelo e, em seguida, as reformas feitas pelo prefeito José de Ribamar Fiquene. 

De acordo com a FIFA 

Todas as medidas do estádio municipal Frei Epifânio ficaram de acordo com as determinações da FIFA. O Frei Epifânio ficou com 105 x 75, que é a medida da maioria dos estádios de futebol da Europa. Assim, o Frei Epifânio tem condições de sediar jogos internacionais, inclusive por competições intercontinentais, tipo Copa do Mundo.

Quando se diz 105 x 75, são cento e cinco de comprimento e setenta e cinco de largura.

 O padre 

O nome do estádio é em homenagem ao padre Frei Epifânio D’Abadia, italiano que marcou época em Imperatriz e que faleceu na década de 70, cujo sepultamento foi acompanhado por uma grande multidão, que levou o caixão nos ombros até o cemitério Campo da Saudade, onde está sepultado.

Frei Epifânio sempre gostou de futebol e foi um dos incentivadores desse esporte em Imperatriz. Além de gostar, jogava muito bem. Com sua tradicional chuteira vermelha, foi um exímio ponta esquerda.

Fonte: o progresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *