Central Ferroviário Clube – Valença (RJ): Fundado em 1936

Central Ferroviário Clube foi uma agremiação cidade de Valença (RJ). Fundado no dia 1º Maio de 1936, por iniciativa de ferroviários da Central do Brasil. A sua sede própria, à Rua Dr. Figueiredo, 629, Centro de Valença, onde se encontra o Estádio Dr. Osvaldo Fonseca.

Segundo o trabalho de pesquisa do Leoni Iório diz que em 1º de Maio de 1939, alguns elementos Central Ferroviário Clube, tendo à frente o Dr. Osvaldo Fonseca, deram aos seus antigos estatutos nova orientação social, passando o clube a chamar-se Clube dos Coroados, que congrega todas as classes sociais, mesmo os antigos elementos ferroviários.

No entanto, no Jornal dos Sports é possível encontrar informações de que o Central Ferroviário disputou o Campeonato Fluminense de 1941, 1942 e 1943. Já com o novo nome, o Coroados alcançou a sua maior glória ao conquistar o título inédito do Campeonato Fluminense de 1954.

Na foto abaixo… Mira, Sílvio Blois e Vicente: o ‘trio de ouro‘ que marcou época no Central Ferroviário Clube, na década de 30.

Fontes e Fotos: Jornal dos Sports – Jornal Local – Site Geocities (Leoni Iorio) 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Central Ferroviário Clube – Valença (RJ): Fundado em 1936

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado Rodrigo!
    Cada um faz o que pode. O importante é saber que fez o melhor que pôde!

    Isso é o mais valioso!

    Abração!

  2. Rodrigo Santana

    Muito bom Sergio, mais um belo artigo. Parabéns! E a cada dia um pedacinho da história de nosso futebol ganha o seu espaço e registro. Aqueles que o fazem deverão ser lembrados por muito tempo. Eu agradeço em nome da História, por ser historiados, por ter escolhido esta profissão, por amar o futebol, por saber que existe muito mais que os 20/40 clubes neste país…

  3. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    Mais um descoberto!
    Depois de tantos times oriundos da rede férrea, concluo que não há uma cor predominante.
    Imaginava que a cor teria alguma relação, mas vejo que não!
    Também gostaria que tanto o Coroados quanto o Cantagalo reescrevessem as suas histórias
    incluindo o Central e o Ferroviário. Afinal, tiveram uma participação importante tanto na esfera municipal
    quanto na estadual!
    Em ambos os casos, histórias pesquisadas por pessoas que viveram aquela época comprovando
    por meio de fotos, documentos, etc!

    Temos muitas outras histórias para resgatar.
    O Auriel vai confirmar o EC Trindade… Eu estou encontrando pistas do EC 1º de Maio de Piraí e o Irapuru… Já tenho algumas informações e o Diogo está na captura de ex-jogadores para desvendarmos
    mais um. Tá ficando bacana!

    Um grande abraço ao amigo!

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Magnífico!!!.

    Mais um clube de origem de Ferroviários que participou do campeonato fluminense.

    Muitos clubes que mudaram de nome ao longo de sua história, abandonaram seu antigo nome e escudo, com isto perdem o valor da origem, não incentivando novos torcedores como os descendentes destes.

    Espero que o proprio clube Coroados veja este artigo e coloque em seu histórico de divulgação e estimule sua torcida a conhecer sua primeira camisa e confeccionem a camisa retrô do Centro Ferroviario Clube.

    Acredito que a inspiração a cor azul celeste nos uniformes venha da cor das Locomotivas da Central do Brasil.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *