Sport Club Benfica – Valença (RJ): Escudos e uniformes das décadas de 50 e 60

Escudo e uniforme do anos 50

Encontrei três fotos, das décadas de 50 e 60, do Sport Club Benfica da cidade de Valença (RJ), com dois escudos e uniformes diferentes. O ‘Tricolor das Palmeiras‘ foi Fundado no dia 05 de Janeiro de 1930, por iniciativa de João José da Silva, Sebastião Hipólito Nascimento, Fernando Melo, Orestes Figueira, Herval Lopes, Edson Giesta, Waldemiro Faria e outros.

Foto tirada no dia 03 de Junho de 1951

A sua Sede e o Estádio Doutor Humberto Pentagna (em homenagem ao seu primeiro presidente) fica na Rua Quintino Bocayuva, 240 – no Bairro Benfica, em Valença. O clube participou do Campeonato Fluminense em três oportunidades: 1953, 1954 e 1955. Também disputou o Torneio Início Campeonato Fluminense em 1953, no Estádio Leão do Sul (campo do Barra Mansa Futebol Clube).

O SC Benfica de 1962 (Foto abaixo): Zé Antonio, Sampaio, Leleco, Rubens, Nelsinho Cocota e Anael; Carlinhos, Dinho, Parada, Dilmar; e Noeiro.

 

Outra foto, nos anos 60:

Fontes e Fotos: Do livro “Valença de Ontem e de Hoje” – 1953, de autoria de Leoni Iório – Jornal Local – A Tribuna de Niterói

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Sport Club Benfica – Valença (RJ): Escudos e uniformes das décadas de 50 e 60

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Auriel, primeiramente obrigado pela moral!
    Essa informação é interessante saber que em algum momento o Sport Club Benfica teve quatro cores.
    Atualmente, o clube é apenas tricolor (verde, branco e vermelho) como é possível ver na página do clube no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Sport-Club-Benfica/1492731564307964), inclusive, tendo o escudo aquele que redesenhei da sede do clube.
    Então, farei as correções!

    Muito obrigado meu amigo Auriel!

    Abraços

  2. Auriel de Almeida

    Sérgio,

    incrível essa série de postagens sobre o futebol valenciano. Muito bom! Querendo ajudar, vi uma reportagem (sem foto do Benfica, só do Coroados e Valenciano – este sem escudo, aquele uniforme do meu livro) em A Tribuna de Niterói. Nela, comentavam sobre os principais clubes locais, e dizia que as cores do Benfica eram: branco, verde, vermelho e PRETO! Somando isso com suas fotos, creio que o calção do clube era preto (tom bem mais escuro que os demais, como se vê), e acredito fortemente que o contorno do escudo e as iniciais em uma das versões do escudo também o sejam (e não vinho/escarlate, como vc palpitou). Naquela postagem antiga, com a foto da sede do clube, imagino que, talvez, o contorno do escudo seja preto (e pareça verde escuro por conta da pintura, talvez): http://cacellain.com.br/blog/?p=40125

    abs!

  3. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Rodrigo!
    Eu tenho absoluta certeza de que vai conseguir isso!
    Quando aprender a vetorizar… Vc irá “devastar” (no bom sentido da palavra) o Paraná!!

    Confio na sua capacidade e a sua força de vontade!

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *