Oi, amigos
O futebol friburguense não é exatamente um assunto do meu interesse, mas na tentativa de esclarecer se a representação de Nova Friburgo no Campeonato Fluminense de 1947 foi uma seleção ou um clube campeão (p.s.: foi mesmo uma seleção), não resisti e copiei os jogos abaixo. O motivo: o campeonato teve apenas três clubes e absurdos OITO turnos. Ou melhor: oficialmente eram quatro turnos onde cada time enfrentava um adversário duas vezes, em casa e fora. O Friburgo Football Club foi o campeão, com antecedência. Alguns poucos resultados faltam (em vermelho). Em verde os jogos mais importantes:
Primeiro turno:
11/5
Friburgo 2 – 1 Esperança
18/6
Esperança 2 – 1 Fluminense
25/5
Fluminense 1 – 4 Friburgo
1/6
Esperança 3 – 2 Friburgo
8/6
Fluminense 3 – 1 Esperança
15/6
Friburgo 8 – 1 Fluminense
Segundo turno:
22/6
Friburgo ? – ? Esperança
29/6
Esperança ? – ? Fluminense
6/7
Fluminense 1 – 3 Friburgo
13/7
Esperança 1 – 3 Friburgo
20/7
Fluminense 4 – 6 Esperança
27/7
Friburgo 3 – 2 Fluminense
Terceiro turno:
3/8
Friburgo 4 – 0 Esperança
10/8
Esperança 1 – 3 Fluminense
17/8
Fluminense 1 – 1 Friburgo
24/8
Esperança 1 – 4 Friburgo (após esse jogo o Friburgo só precisava de um ponto para o título)
31/8
Fluminense 2 – 6 Esperança
7/9
Friburgo 4 – 2 Fluminense (Friburgo campeão!!!)
Quarto turno:
14/9
Friburgo ? – ? Esperança
21/9
Esperança ? – ? Fluminense
28/9
Fluminense ? – ? Friburgo
5/10
Friburgo 4 – 4 Fluminense
12/10
Fluminense ? – ? Esperança
19/10
Esperança 2 – 2 Friburgo
Auriel,
Obrigado pelas informações.
Fatos bem pitorescos criados por estas decisões conturbadas, seja do juiz, dos jogadores, dos clubes ou das federações, dados dificieis de serem pesquisados nos jornais que publicam o momento, e nem sempre encontramos as decisões dos tribunais.
O campeão no campo, mesmo com o “tapetão” atrapalhando, foi o Goy-cano de 1947. rsrsrsrs
Ficarei no aguardo de seu artigo do campeonato de 47.
Abs.
Oi, Ielo!
A Seleção de Campos fez a final contra a Seleção de Petrópolis em 1947.
O Tamoio de SG foi eliminado nas semifinais pelos campistas. Aliás, Campos eliminou dois times nas semifinais! Explico:
– Nas quartas de final, a seleção friburguense venceu o Tamoio em casa, e perdeu fora. Pelo regulamento, deveria disputar uma prorrogação neste segundo jogo – mas alegando que os gonçalenses estavam “quebrando o pau” com a conivência do árbitro, estes abandonaram o jogo. O Tamoio foi considerado vencedor por WO e classificado para as semis.
– No primeiro jogo das semis, a seleção de Campos venceu o Tamoio no estádio deste. Este foi o primeiro jogo da semifinal.
– Só que a Liga Friburguense conseguiu, na justiça, provar que abandonou o jogo anterior por falta de segurança, e a FFD resolveu fazer disputar a prorrogação em campo neutro (Caio Martins, Niterói). Considerou que se os gonçalenses se classificassem do mesmo jeito, o jogo já realizado com Campos ainda seria válido.
– O Tamoio se recusou a entrar em campo e recorreu à CBD. A seleção friburguense foi considerada vencedora por WO e classificada para a semifinal com Campos.
– Campos perdeu uma, venceu outra e venceu a prorrogação com Friburgo, e se classificou para a final.
– Só que foi a vez da CBD dar ganho de causa para SG, manter o wo original, e reclassificar o Tamoio para as semis com Campos.
– O primeiro resultado das semis foi mantido, e no segundo jogo, em Campos, o Tamoio até arrancou um empate com os campistas, sendo eliminados (felizmente, pois se Campos perdesse a vaga na final fatalmente daria mais confusão no tapetão).
Vou fazer um artigo sobre esse campeonato.
Auriel,
Quem fez a final do campeonato de 47 com a seleção campista? Foi o Tamoio de S Gonçalo?
Vc teria a relação dos participantes deste campeonato fluminense misto de 1947?
houve campeonato em:
1941 campeão Icaraí FC – vice-campeão Ypiranga de Macaé
1942 campeão Royal vice-campeão Metalúrgico
1943 campeão Icaraí FC vice-campeão Goytacaz
1944 campeão Petropolitano – vice-campeão Esperança NF
1945 campeão Serrano vice-campeão Goytacaz
1946 não houve campeonato
1947 campeão Seleção de Campos vice-campeão ???
1948 campeão Cascatinha vice-campeão Esperança NF
1949 campeão Cascatinha vice-campeão ???
1950
1951
Auriel, confere está lista de campeão e vice do campeonato Fluminense de Seleções.
Abs.
Sobre clubes que participaram em 47, ao menos um: o Tamoio, de São Gonçalo, representou seu município. O Tamoio era o campeão de 46, mas foi inscrito no campeonato de 47 pois o campeonato local (que seria vencido pelo Mauá) não tinha terminado.
abs!
Oi, Rodrigo!
No campeonato fluminense de 47 Nova Friburgo usou uma seleção. Nos de 41 a 45 usou clubes campeões, e no de 48 também – foi o Esperança, jogou inclusive com a camisa do Esperança! (da mesma forma o Goytacaz, de Campos, jogou com sua camisa representando o município em 48).
Em 47 eu não vi nenhuma foto, mas a escalação de Nova Friburgo, comparando com as escalações do campeonato do ano, mostram que a mesma era formada por jogadores de Friburgo, Flu e Esperança (sem predomínio de nenhum). Agora se usou, por acaso, a camisa do campeão Friburgo ou da seleção eu não sei – chegaram a anunciar que o Friburgo disputaria o estadual, mas resolveram fazer uma seleção comandada pelo técnico do Friburgo, um certo Spinelli.
A seleção de Friburgo parecia alvinegra (estilo Botafogo) nas fotos que vi, já nos anos 60 – mas não ouso confirmar que era preto e branco mesmo. Nos anos anteriores não sei se as cores eram iguais.
Já a seleção campista de 47, que foi campeã, foi representada por um combinado Goyta-Cano (chegaram a anunciar que o Americano representaria a cidade, ams em cima da hora foi esse selecionado com elementos dos dois times). Dessa eu vi foto. Parece uma camisa branca com o logotipo losangular da Liga Campista de Desportos com um short preto. Como a foto era P & B, tb não arrisco confirmar essas cores, é sempre melhor a informação escrita… Seleções da LCD recentes, por exemplo, parecem usar o azul e o amarelo…
Senhores, se no campeonato fluminense se tratava de uma seleção, qual era a camisa e o escudo? alguém saberia algo a respeito?
Essa quantidade de confrontos entre os times é pra fazer corar os Re-Pas…
Rsrsrsrsrss… Essa fórmula de disputa é para dirigente nenhum botar defeito!!! rsrsssrss
Se todos os campeonatos friburguenses forem assim, e considerando que os 3 grandes locais ainda se enfrentavam em amistosos, acho que rolavam uns 10 jogos de cada clássico por ano. Haja dérbi!!