Esporte Clube Rosita Sofia – Rio de Janeiro (RJ): ‘O time do Comendador’

O Esporte Clube Rosita Sofia foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O clube Rositano foi Fundado no dia 05 de Fevereiro de 1941, a sua Sede e o Estádio Serafim Sofia, ficavam localizados na Rua Itagibá, s/n, no Bairro do Cosmos, na Zona Rural (atual Zona Oeste) do Rio (RJ).

Trecho da história do E.C. Rosita Sofia contada pelo Jornal dos Sports, na página 3, do dia 29 de janeiro de 1944 (acima):

Fundado em 5 de fevereiro de 1941, o Esporte Clube Rosita Sofia teve sentido da madrugada e, em pleno alvorecer, compreendeu a necessidade imperiosa de trabalhar pelo fortalecimento da Pátria, não hesitando em lançar mão de todos os meios ao seu alcance para proporcionar aos Rositanos, mas à população de Kosmos, os elementos imprescindíveis para os embates da vida futura.

Então, a fundação da agremiação-modelo destinada a aprimorar as qualidades físicas, morais e intelectuais de sua juventude. Atendendo a um convite do Comendador, joalheiro e escritor português Serafim Moreira Sofia, reuniram-se no histórico prédio da Rua Guarujá, 34, na Estação do Kosmos, as pessoas de maior destaque na sociedade local, aprovaram os Estatutos e eleita a Diretoria. Entre os nomeados o Presidente: João Teixeira Dias; o Secretário: José Pereira da Silva Carneiro; o Tesoureiro: Adelino Moreira de Castro.

Fundadores

Entre os outros que assinaram  a Ata de fundação do simpático clube Alvi-Anil os conceituados esportistas Guilherme R. Barbosa, João Teixeira Dias, Adelino Moreira de Castro, Arnaldo Moreira Castro, José Pereira Carneiro, e o grande benemérito da instituição Sr. Serafim Moreira Sofia.

Escolhe do nome

Faltava, porém, escolher o nome para a agremiação recém-fundada. Lembraram-se então os seus fundadores de prestar uma merecida homenagem ao idealizador do notável empreendimento, Sr. Serafim Moreira Sofia, e, por proposta do Sr. Guilherme R. Barbosa, foi aclamada Patrona do clube a sua dileta filha Rosa Moreira Sofia, cujo nome na intimidade – Rosita – inspirou a denominação de ESPORTE CLUBE ROSITA SOFIA.”

Curiosidade

Um dos filhos do Comendador Serafim Moreira da Silva, que se mudou para o Brasil em 1919, foi o compositor Adelino Moreira autor de inúmeros sucessos, como “A volta do boêmio”, “Negue”, “Fica comigo esta noite”, entre mais de 1.200 canções gravadas e regravadas. Destaque para o samba-canção “Meu bairro”, de 1962, em cuja última estrofe aparece o Rosita Sofia, assim:

“Você não pense mulher,

Que eu deixaria,

Campo Grande, Rosita Sofia,

Cosmos do meu coração,

Onde eu curti minha primeira dor,

Onde nasceu meu verdadeiro amor,

E a minha primeira canção.”

Pois bem, Serafim Moreira era conhecido como “Comendador Sofia”. Comendador, porque recebeu esse título do Papa, devido aos serviços prestados à Igreja. Sofia, dizem, porque filho de Sofia Moreira – que é nome de praça, onde há um busto em bronze do Comendador, feito pelo escultor Miguel Pastor, em 1968.

Eu tenho cá uma explicação para isso, se me permitem. É fato que o Comendador construiu a Igreja de Santa Sofia, no mesmo bairro, como pagamento de uma promessa, por não ter morrido num naufrágio, quando vinha de Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial. Provavelmente era devoto dessa santa por influência familiar, tendo em vista o nome de sua mãe. E o título de Comendador creio que foi decorrência da construção dessa Igreja. Daí o nome com que era conhecido.

Ele foi um benemérito do bairro, tendo inclusive distribuído pão e leite para pessoas carentes. A importância do Comendador para o bairro, aliás, foi imortalizada no samba-enredo de 2008 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cosmos (autores: Fábio Santana, G. Rios, Bira Nota 10, Renatinho e Marquinhos Imperial), em que se cantava o seguinte:

“Serafim Sofia deu emprego a muita gente

Amparou muitos carentes, foi um grande benfeitor

Pelo esporte e na saúde, contribuiu com a educação

A fé e a devoção se transformaram nesta canção.”

Aliás, essa Escola de Samba ele mesmo ajudou a fundar em 01.01.1948. Doou o terreno para construção da quadra de ensaios e pediu em troca que seu filho Adelino fizesse os primeiros samba-enredos, enquanto não fosse formada uma ala de compositores – uma condição dessas nem era um requisito, mas um presente…

No futebol, o Comendador participou da fundação do Kosmos AC, em 01.05.1930. (A propósito, o bairro tem esse nome porque foi construído pela Companhia Kosmos Engenharia e Imobiliária, com base em planta elaborada por Oscar Niemeyer.)

Depois, em virtude de desentendimentos dentro do Kosmos, o Comendador fundou o Rosita Sofia. Confesso que não encontrei nenhuma referência direta ao porquê de Rosita, mas desconfio que foi uma homenagem à esposa. Ela se chamava Maria Rosa Martins de Castro e a mãe dela, Rosa Martins de Castro. Por ser Rosa e filha de Rosa, talvez fosse conhecida como Rosita – os portugueses têm esse costume de usar, no círculo de relações pessoais, alguns diminutivos em “ito” e “ita”, como Anita. E por ser casada com o Comendador Sofia, provavelmente era conhecida como Rosita Sofia.

Considero pouco plausível que fosse uma homenagem à sogra. Se bem que… segundo o Dicionário popular de futebol, o Rosita Sofia foi praticamente um precursor do Íbis, pois perdia para todo mundo nos anos 40 e 50, nos campeonatos do Departamento Autônomo da Federação Metropolitana de Futebol, do então Distrito Federal (Rio de Janeiro). Nelson Rodrigues, p.ex., ao dizer que um time era ruim, gostava de compará-lo ao Rosita Sofia, ou dizia que não conseguia ameaçar nem sequer o Rosita Sofia. Bem, tudo é possível, mas convenhamos que seria muito maquiavelismo dar ao clube o nome da sogra com o propósito de fazê-lo um saco-de-pancada…

PS1: Vale lembrar que ‘Rosita’, é diminutivo em espanhol, que traduzido para o português, seria o mesmo que ‘Rosinha’.

PS2: O Estádio do Rosita foi a casa da Associação Atlética Portuguesa até os anos 60, quando a ‘Lusinha Carioca’ adquiriu o Hipódromo Guanabara (hoje Estádio Luso-Brasileiro), na Ilha do Governador.

 

Fontes: ABRAHÃO, Raphael. <http://amigosdogresunidosdecosmos.blogspot.com>

ADELINO Moreira. <www.adelinomoreira.com.br>

ADELINO Moreira. <http://pt.wikipedia.org>

ADELINO Moreira, compositor de música ligeira (1918-2002). <http://portugal-mundo.blogspot.com>

COMENDADOR Serafim Moreira. <www.monumentosdorio.com.br>

CRAVO ALBIN, Ricardo (org.). Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu, 2006. p. 500-1.

ESPAÇO Cultural Compositor Adelino Moreira preserva a cultura da região oeste do Rio de Janeiro. <www.jornalriooeste.com.br>

G.R.E.S. Unidos de Cosmos. <http://unidosdecosmos.no.comunidades.net>

LOPES, Wellington. O sertão carioca está em festa, parabéns Cosmos, 60 anos de samba! <www.obatuque.com> – 22.05.2008.

MARCONDES, Marcos Antônio (org.). Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. 2ª ed. São Paulo: Art Ed., 1998. p. 535.

PENNA, Leonam. Dicionário popular de futebol. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 179.

RODRIGUES, Nelson. A pátria em chuteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 76, 101.

SERAFIM Sofia. <www.revista.agulha.nom.br>

JORNAL DOS SPORTS

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

7 pensou em “Esporte Clube Rosita Sofia – Rio de Janeiro (RJ): ‘O time do Comendador’

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Paulo Vitor, o Rosita Sofia foi uma equipe profissional. Possivelmente, tenha sido o Bonsucesso.
    O Independente da Vila da Penha, eu não conheço.

  2. Paulo Victor

    Meu avô já jogou contra essa equipe. Não sei dizer, se foi atuando pelo Bonsucesso, ou pelo Independente (Vila da Penha). Acredito, que seja pelo Independente…

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Luís Carlos… Caso você possua fotos daquela época e queria nos enviar seria importante para enriquecermos o acervo e mostrar o romantismo e o futebol arte de outrora!

    Forte abraço!

  4. Luis Carlos Reis

    Olá todos e todas.
    Sou nascido em Cosmos, na Vila São Jorge, em 1952. Assisti jogos da Portuguesa no estádio Rosita Sofia e também me tornei botafoguense após jogo da estrela solitária naquele campo. Na favela onde nasci, pra chegar em casa vindo da estação, tinha que passar pela linha férrea e cruzar uma área onde havia um campo de futebol antes de chegar a casa de Sr Caboclo e filhos e do Sr Florêncio. Atualmente moro em Seropédica onde trabalho há 42 anos na UFRRJ. Belo trabalho de memória. Parabéns.

  5. Carlos Alberto dos Anjos

    Boa tarde.
    Com esse documentário do Jornal dos Sports, através desse honrado post publicado, que não deixa morrer a história recente do país, oportuno, faz-me necessário dizer, que tendo nascido em Cosmos, Rua Iguaraçu n. 50-A, atual 372, em 12 de outubro de 1954, durante minha infância fui levado muitas vezes para assistir o futebol no Campo do Rosita Sofia. Certa vez, quando o Estádio estava alugado pela Portuguesa, tive a honra de assistir o time do Botafogo. Dessa forma acabei torcedor do clube da estrêla solitária, quando já era torcedor do Rosita Sofia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *