Coelho Netto Athletico Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1920

O Coelho Netto Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O ‘Grêmio dos Estudantes’ ou ‘Coelhonettista‘ foi Fundado no dia 21 de Abril de 1920, e, a sua sede ficava localizada na Praça Marechal Deodoro, 93 – no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio (RJ).

O clube mandava os seus jogos no Estádio Figueira de Melo, de propriedade do São Cristóvão A.C. Na década de 20, o Coelho Netto participou do Campeonato organizado pela Liga Brasileira de Desportos (LBD). Quase todo o elenco era constituído por jogadores do São Cristóvão  e Fluminense FC.

Curiosidade

O nome da ‘Grêmio dos Estudantes’ foi uma homenagem ao ilustre escritor (cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo), político e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras; Henrique Maximiano Coelho Neto (Caxias-MA, 21 de fevereiro de 1864 — Rio de Janeiro, 28 de novembro de 1934). O escritor estudou no Colégio Pedro II, que fica em São Cristóvão, e possivelmente daí a relação de empatia do clube ‘Coelhonettista‘ para com o nobre Coelho Neto.

Time-base de 1920: Frederico; Alberto e Otto; Capanema, Djalma e Barcellos; Juvenal, A. Perez, Arnaldo, Milton e Ovidio.

Time-base de 1921: Carnaval; R. Portocarrero e Bebeto; L. Vinhaes, Sylvio Bronzzo e Agostinho; Seixas, Raul, Castro, Clito, Alvaro e Martins.

 

Fontes: Correio da Manhã – Diário da Noite – O Imparcial – Sport Ilustrado

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *