Vasquinho Football Club – Rio de Janeiro (RJ)

O Vasquinho Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Surgiu na década de 20, e, tinha a sua Sede na Avenida Suburbana, 2.305 – no Bairro de Del Castilho – Rio de Janeiro (RJ). Já o seu campo ficava na Rua Cantilda Maciel, s/n, no Bairro da Abolição – Rio de Janeiro (RJ).

Presidido por Bernardino de Souza Gonçalves, o clube participava dos festivais (torneios) e na década de 30, se filiou a Sub-Liga da Liga Metropolitana, onde disputou a Segunda Divisão, mas sem nenhum destaque.

Nesse período, buscando o apoio do comércio da Abolição, em setembro de 1933 o vice-presidente do Vasquinho F.C., Antonio Nunes Lopes ventilou a possibilidade de fusão com o S.C. Agryppus (no qual o dirigente também era sócio) para os redatores do Jornal dos Sports (JS). Contudo, o dirigente recebeu duras criticas do próprio clube e também não obteve eco no S.C. Agryppus. Consequentemente a fusão foi deixada de lado.

 

Vasquinho e SC Agryppus se fundem e surge: Sport Club Abolição  

Contudo, 17 meses depois, mais precisamente no dia 07 de Março de 1935, o Vasquinho Football Club se fundiu com o Sport Club Agryppus, dando origem o Sport Club Abolição. Na época o JS assim descreveu na sua página esse momento:

Os dois grêmios de maior destaque no populoso bairro da Abolição vão se fundir: o S.C. Agryppus e o Vasquinho F. Club. Para o aludido fim estão marcadas para hoje assembleias em ambos os grêmios em 1ª e 2ª convocação às 20 e 21 horas respectivamente. Em consequência surgirá nova agremiação sportiva que terá a denominação de S.C. Abolição, a qual terá o apoio de todo o comércio local. Depois da fusão o campo do Vasquinho passará por importantes melhoramentos, assim como será no mesmo feita moderna instalação electrica. A Sede do Agryppus será ampliada com a demolição de algumas paredes. O novo club, portanto, ficará completamente aparelhado“.

 

Time-base de 1931: Cláudio; Álvaro e Severo; Pedro, Ataliba e Oliveira; Zeca, Nene, Mário, China e Dilazio. Reservas: Morozinho e Proprato.

Time-base de 1933: Soares; Álvaro e Severo; Ataliba, Mario Pinho e Fidalgo; Maneco, Bruno, Gradim, Waldemar e Orlando.

 

Fonte: Jornal dos Sports

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *