O Inhaumense Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 21 de Abril de 1918, como São Thiago Football Club, a sua Sede e campo ficavam no Caminho dos Pilares, 207, no Bairro de Inhaúma, no Subúrbio carioca (RJ). Seu primeiro presidente foi Arnaldo Torres.
A equipe alvinegra participou das competições promovida pela Liga Suburbana de Sports Athleticos (L.S.S.A.), e depois Liga Suburbana de Football (LSF), sempre ficando entre os primeiros. Nessas competições enfrentou equipes que viriam a disputar a elite do futebol carioca, como o Modesto, Engenho de Dentro, Villa Izabel, Confiança, Olaria, Bonsucesso e Progresso.
Dentre esses oponentes o maior rival foi o Modesto. Tanto é verdade que após uma partida em 1922, quando o Modesto sofreu para vencer o Inhaumense por 4 a 3, nos seus domínios, a imprensa passou a chamar a equipe de: “Terrível Team Alvinegro de Inhaúma“. Nesse ano o o Inhaumense terminou com o vice-campeonato.
Time base de 1920-21: Luiz; Menezes (Trincheira) e Eduardinho (Machado); França (Moscatel), Franklin e Durval ( J. Santos); Waldemar (Aguiar), Januário, Bahianinho (Nilton), Zeca e Hugnot)
Time base de 1922: Rangel; Peres e Neves; França, Ataliba e Zecca I; Biusca, Petisca, Zecca II, M. Pinho e Marcelino.
Em 1923, Inhaumense Football Club fez fusão com o Sport Club Everest (que no ano seguinte disputou pela primeira e única vez o Campeonato Carioca da 1ª Divisão), e colocando um ponto final na sua vida futebolística.
Fontes: Arquivo pessoal – Gazeta de Notícias