Stationery Stores,orgulho de Lagos, está de volta!!!!

 

Umas das equipes mais tradicionais e carismáticas do futebol nigeriano,o Stationery Stores foi fundado em 1958 por Israel Adebayo, empresario do ramo de suprimentos do governo, foi campeão nacional em 1992, levantou 4 copas em 1967, 1968, 1982, 1990.Vice-campeã da Recopa Africana em 1992,  foi semifinalista da Copa dos Campeões Africanos em 1993.
Foi base da seleção olimpica nos Jogos da Cidade do Mexico em 1968, cedendo 9 dos 11 jogadores da equipe titular, teve em suas linhas nomes importantes do futebol local como Daniel Ajibode,Peter Fregene,Arthur Moses,Sanni,Abdul Sule, entre outros.

Entre 1973 e 1993 se manteve na elite do futebol nigeriano, caiu nesse mesmo ano, a partir daí militou na segunda divisão até 1998, logo a seguir  se iniciou uma disputa entre dois filhos do fundador da equipe pelo poder no clube isso durou toda a temporada, onde e equipe teve muita dificuldade de manter o nível profissional, ate mesmo de uniformes de jogo.

Devido a essa luta interna e familiar a equipe foi rebaixada ao nível amador em 1999.Em 2004 voltou a tentar o profissionalismo na segunda divisão mas não compareceu a muitas partidas sendo excluído da competição.
Em 2008 começou a ser feito um movimento com antigos jogadores para reviver o lendário time local, a primeira providência seria a participação nas competições oficiais em 2009 da federação nigeriana, mas isso também não foi a frente. A equipe atua no Onikan Stadium em Lagos com capacidade para 5.000 torcedores.Em 2012 nova tentativa e novo fracasso da volta do tradicional time de Lagos ao futebol profissional.Finalmente após comprar a franquia do Union Bank retornou a 2ºdivisão nacional na temporada de 2014, para alegria de seus fanáticos torcedores.

ESCUDOS

ESCUDO ATUAL                                 ESCUDO ANTIGO

 

FOTO DO TIME

FOTO DO ESTADIO

 

Fontes:wikipedia, Almanaque do Futebol Africano e fotos de arquivos pessoais

Um comentário em “Stationery Stores,orgulho de Lagos, está de volta!!!!

  1. Sergio Mello

    Meu amigo Edu… O correspondente do futebol africano… Parabéns!

    Sempre é bom conhecer a história dos nossos irmãos africanos,
    uma vez que o futebol de lá tem quase nenhum repercussão por
    aqui!!

    Abração amigo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *