Parc-Royal Foot-Ball Club (1914-17) – Progresso Football Club (1917-25) – Capital (RJ)

Encontrar novidades é algo que sempre me dá uma satisfação impar. Agora, quando é uma descoberta que há muito tempo procurava… Aí a felicidade é ao cubo. Após o amigo e membro Auriel de Almeida ter descoberto o escudo do Progresso Football Club, hoje foi a minha vez de encontrar o time que deu origem a agremiação: Parc-Royal Foot-Ball Club.

Fundado no dia 03 de agosto de 1914, por funcionários do ‘Armazéns Parc-Royal’, o primeiro nome do time era: Parc-Royal Foot-Ball Club. Com fim da relação com a casa comercial, no dia 27 de fevereiro de 1917, o time torna-se independente e muda o nome para Progresso Football Club, sob a presidência de Carlos Lopes.

Sedes

A agremiação passou por várias sedes. No começo o seu campo ficava no Andaraí. Em 1916, jogava na Praça Marechal Deodoro da Fonseca (antigo campo do São Cristóvão AC).

Em 1917, já atuava no campo da Rua João Rodrigues, no Bairro Engenho Velho (na estação de São Francisco Xavier – Tijuca). Em 24 de fevereiro de 1918, a sua Sede se transferiu para a Rua da Carioca, 77 – 2o andar – Centro (RJ). Por fim, em 1924, mandou os seus jogos no campo da Rua Morais e Silva (foi o 1º campo do C.R. Vasco da Gama), na Tijuca (atualmente Maracanã).

Segunda Divisão do Rio

A história do clube nas competições começou em 1917, quando debutou no Campeonato Carioca da Segunda Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT). Ainda participou de duas edições: 1918(3º lugar), 1919 (6º lugar), 1920 (7º lugar), 1921 (último lugar da chave) e 1922 (3º lugar).

Com uma outra nomenclatura, mas continuando sendo a Segundona, terminou na 7ª colocação do Campeonato Carioca, Série A, da Segunda Divisão, de 1923 .

Elite do futebol carioca: Primeira e única vez

Disputou pela primeira e única vez o Campeonato Carioca da 1ª Divisão em 1924 (LMDT). Contudo, a campanha não foi o esperado. Pela Série B Já que nos 14 jogos, o Progresso não venceu nenhuma partida. Foram dois empates e 12 derrotas; marcando 11 gols e sofrendo 32, com saldo negativo de 21. Com esse resultado a equipe terminou na 8ª e última colocação da Série B.

Os resultados:

1º de Junho         –              Esperança           3             x             2             Progresso

08 de Junho        –              Bonsucesso        3            x             1             Progresso

15 de Junho        –              Metropolitano      2             x             0             Progresso

29 de Junho        –              Progresso            0             x             2             Americano FC

06 de Julho         –              Progresso            3             x             4             Fidalgo

13 de Julho         –              São Paulo-Rio    2             x             0             Progresso

20 de Julho         –              Confiança            2             x             0             Progresso

10 de Agosto       –              Progresso            1             x             2             Metropolitano

24 de Agosto       –              Progresso            2             x             2             Esperança

31 de Agosto       –              Progresso            1             x             2             Confiança

07 de Setembro –              Progresso            1             x             1             Bonsucesso

14 de Setembro –              Americano FC     3             x             0             Progresso

26 de Outubro     –              Fidalgo                 4             x             0             Progresso

02 de Novembro –              Progresso                            WO-0                     São Paulo-Rio

 

No ano seguinte, de acordo com o jornal Correio da Manhã, de 29 de maio de 1925, foi multado em 100$ de acordo com o artigo 26 do regulamento, o que acarretou na sua suspensão pelo resto da temporada.

Fontes: Arquivo Pessoal – Livro Camisas do Carioca, do autor Auriel de Almeida – Revista O Malho –  jornal Correio da Manhã

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 17. Auriel de Almeida, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *