Contando com a colaboração do amigo e jornalista Felipe Feitosa, faremos um pequeno esboço da CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento) Esporte Clube. Fundada em 1971, foi outra agremiação efêmera da Cidade de Vitória (ES). A CESAN é uma empresa de economia mista, enquadrada no regime jurídico de direito privado como sociedade anônima, criada pela lei 2.282, alterada pela lei 2.295, em 1967.
Sua primeira diretoria tomou posse em 25 de janeiro de 1968. A Companhia foi regulamentada pelo Decreto 2575, de 11 de setembro de 1967. O trabalho da empresa consiste na captação, no tratamento e na distribuição de água e na coleta e no tratamento de esgoto.
Durante esse período, a empresa montou e investiu no futebol profissional em 1971, ao contratar alguns jogadores de larga experiência como Orion na zaga e Cunha na ponta-esquerda, e tendo ainda Baiano, então grande promessa, e Zezinho e Bugre, todos emprestados pelo Rio Branco.
Com isso, nesse ano o CESAN fez uma temporada memorável, terminando o Campeonato Capixaba na 4ª colocação e no Torneio Início, realizado no dia 28 de Março de 1971, chegando ao inédito título.
No primeiro jogo, a CESAN eliminou a Desportiva por 1 a 0. Na final, empatou em 0 a 0 com o Rio Branco, no tempo normal. Na prorrogação, bateu o rival pelo placar de 1 a 0. O gol do título foi assinalado pelo atacante Cunha. O time-base da CESAN: Wilson; Luiz Carlos, Orion, Manoel e Oliveira; Ildeu e Baiano; Cariacica, Altamiro, Zezinho e Cunha.
Fontes e Fotos: Jornal A Gazeta (ES) – Casa da Memória de Vila Velha