O São Paulo Railway Athletic Club foi fundado na data de 16 de fevereiro de 1919, pelo inglês Arthur J. Owen, superintendente da estrada de ferro São Paulo Railway, com a finalidade de fazer com que os funcionários pudessem praticar o esporte.
Em 1936, foi promovido para a divisão principal, ao lado do São Paulo Alpargatas (que mais tarde passou a se chamar ALBION), o verdadeiro campeão amador da Capital.
Tendo em vista a estrada de ferro passar a se chamar Santos-Jundiaí, o São Paulo Railway Athletic Club mudou seu nome para Nacional Atlético Clube.
E, para comemorar esse fato, no dia 23 de fevereiro de 1947, foi realizado um amistoso, no Estádio Municipal do Pacaembu, contra o Clube de Regatas do Flamengo de Luis Borracha, Nilton e Norival. Biguá, Bria e Quirino. Adison, Tião, Pirilo, Vaguinho e Vevé.
O São Paulo Railway Athletic Club contou com o empréstimo dos jogadores Bauer, do São Paulo, Lorico, da Portuguesa de Desportos, Cláudio, do Corinthians, e Lima do Palmeiras.
O jogo foi um sucesso e a renda chegou a 112.433 cruzeiros, muito boa para uma época em que São Paulo tinha 2 milhões e 198 mil habitantes.
Quem entrou em campo foi o SPR A.C., com as camisas brancas e calções azul escuro e o escudo com as três letras no peito. Lá estavam Ivo, Moacir e Dedão. Charuto, Wallace e Inglês. Crespo, Vicente, Jesus, Passarinho e Tim.
Vicente abriu a contagem aos 2 minutos, Vaguinho empatou aos 5 e fez o segundo aos 10. Por causa de um toque de mão de Charuto, Pirilo marcou de pênalti, aos 15. Vicente, outra vez, fez 3×2, aos 42 minutos.
No intervalo, os jogadores caminharam até o placar de bandeirinhas vermelhas, arriaram a bandeira do SPR A.C., que estava ao lado das dos outros clubes da Federação, e colocaram em seu lugar o novo pavilhão do Nacional.
No segundo tempo, o Nacional jogou com Ivo, Moacir e Lorico; Charuto, Bauer e Inglês; Cláudio, Lima, Jesus, Vicente e Tim.
O Flamengo fez mais dois gols (Adilson, aos 20 e Pirilo, aos 34), contra outro de Vicente (aos 19 minutos) e a partida terminou com o placar de 5 a 3 para o Clube de Regatas do Flamengo.
OBS: segundo a Flapédia, o C.R. do Flamengo jogou com Luís Borracha, Newton, Norival, Biguá (Jacy), Bria, Quirino, Adilson (Velau), Tião (Perácio), Pirilo, Vaguinho e Vevé. E os gols do rubro negro foram: Vaguinho(2), Pirilo(2) e Vevé.
Fontes: Fotos e texto parcialmente retirados do periódico “O Estado de S. Paulo – Jornal da Tarde”, de autoria do inesquecível jornalista Sérgio Baklanos, cujo caderno de esportes circulou no dia 4 de outubro de 1982.
Escudos: Wikipedia
Onde foi a sede ou campo do SPR AC em Pirituba ?
Obrigado Sérgio e Virginio, grandes parceiros.
É um trabalho árduo remexer nas caixas de recortes, papéis e jornais antigos,
porém, torna-se prazeroso e muito dignificante, quando esse trabalho fica
pronto e a contento.
Grande abraço.
Mais esclarecimentos do nosso amigo Toninho sobre esse dia memorável do nosso futebol.
A história sempre merece um espaço, pois nela nos ensina como o futebol brasileiro acertou e também errou!
Construímos a memoria vida e online do esporte que é a paixão nacional!
Abração meru irmão!!