Botafogo Sport Club – Salvador (BA): escudo e uniforme de 1921

O Botafogo Sport Club é uma agremiação da Salvador (BA). Foi fundado no dia 1º de novembro de 1914 pelo Sargento Antônio Valverde Veloso, do Corpo de Bombeiros, que buscou inspiração nas cores e no objetivo do seu batalhão para fundar o clube. O Botafogo de Salvador possui sete títulos baianos, sendo então o 4º maior detentor de títulos do estado e foi junto a Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Ypiranga e Galícia Esporte Clube um dos clubes dominadores da primeira metade do Século XX.

Escudo atual

Nesta foto posada (abaixo), tirada em 1921, foi praticamente a mesma equipe que no ano seguinte representou a Seleção Baiana, no primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, reforçado apenas de um atleta emprestado por outro clube. O clube fechou seu departamento de futebol em 1990, mas reabriu em 2011 e passou a disputar o Campeonato Baiano da Série B, quando eles foram eliminados na primeira fase da competição.

O primeiro jogo após o seu regresso foi disputado em 28 de abril de 2012 , e o clube foi derrotado por 3 a 0 pelo Ypiranga. Através de parceria firmada entre o Botafogo Sport Club e o município de Terra Nova, os jogos com mando de campo do Botafogo serão disputados no estádio Luís Eduardo Magalhães em 2012.

 

Fontes: Sport Ilustrado – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Bahia, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Botafogo Sport Club – Salvador (BA): escudo e uniforme de 1921

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Marcelo, o História do Futebol , não tem relação com nenhum clube. Aqui é um site de pesquisadores que contam as histórias de clubes brasileiros em atividade e extintos.

    Att.

  2. Marcelo santos Araujo

    Meu nome Marcelo santos Araujo queria oportunidade mostra meu pontencial dentro campo sou 98 tenho 23 anos sou do interior mais Atualmente estou Salvador vir pra cá busca novas oportunidades sou focado dedicação pra agregar aquipe muito obgd gratidão Deus já ouviu minha oração de ser jogador de futebol meu número 71999021192

  3. Rodrigo Santana

    Grande Sergio, mais um escudo pra nossa coleção. Apenas acrescentando mais uma informação, em 2013 a equipe voltou a jogar na elite baiana após ser campeão da segundona m 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *