Santo Antônio Futebol Clube – Vitória (ES)

O Santo Antônio Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Vitória (ES). Localizado no Bairro de Santo Antônio, Fundado no dia 05 de novembro de 1919, por dirigentes do Tiradentes Futebol Clube. A sua antiga sede ficava num terreno doado pelos dirigentes que tinha uma benfeitoria onde funcionava uma antiga escola. Durante muito tempo, lá eram realizadas as domingueiras, bailes aos quais compareciam sócios e não sócios e que marcaram muito a vida no bairro.

Estádio próprio

Em 1958, o Santo Antônio realizava o sonho de todo clube: ter um estádio próprio. O estádio foi inaugurado no bairro da Glória, era o Estádio Rubens Gomes (maior presidente da história do clube), foi conseguida mediante contribuição de sócios e doações de admiradores. No caso do estádio, foram vendidas 200 cadeiras cativas. Na partida de abertura, um grande jogo contra o Botafogo e os capixabas ganharam de 3 a 0.

Teve o seu auge na década de 1950, quando foi tricampeão capixaba, tendo inclusive, ganho o campeonato de 1953 perder sequer um ponto nas disputas. Naquele ano, o Santo Antônio sofreu apenas 2 gols, e marcou 22, goleando na trajetória adversários como o Caxias, 7 x 0, e o Rio Branco, por 8 x 1.

Teve o artilheiro o campeonato (o atacante Tom) e os dois goleiros menos vazados: Adjalma, que sofreu os dois gols e o reserva Carlinhos, que entrou numa única partida e não sofreu gols.  Além disso, o clube possuiu alguns dos maiores times da história do futebol do Espírito Santo em todos os tempos, nas décadas de 1940 e 1950.

Esses times tiveram jogadores que entraram para a história do futebol capixaba, tais como volante Francisco (o Chico), o atacante Ciro, além de Ilson Lima (um dos melhores zagueiros da história do futebol capixaba), Roberto “Rapadura” (Um zagueiro que fez história no futebol capixaba e brasileiro), Cecê, J. Pedro, Neide, La Greca, Lola, Celso e outros mais.

Na época áurea do clube, seu maior rival era o Rio Branco, mas sempre teve dificuldade em ganhar do Vitória. Além dos emblemáticos 8 a 1 em 1953, o Santo Antônio também venceu o rival Rio Branco pelo escore de 6 x 1, na decisão do Campeonato de 1960, disputada em 1961.

No dia em que o Santo Antônio jogou no Maracanã

No auge da sua história, os tricampeões foram convidados pelo Flamengo, de Zagallo, Dida e companhia para a festa comemorativa do tricampeonato carioca. Numa grande festa com um Maracanã lotado, o Santo Antônio foi derrotado por 3 a 0, saindo do templo do futebol com seus jogadores sendo apelidados de Maracanãs.

A partir de 1963, o clube entrou em decadência até 1989 quando o presidente do Santo Antônio, Joel Serrano vendeu a sede do clube para o governo do Estado, na época com Max Mauro, o Estádio Rubens Gomes foi abandonado, decretando o fim da linha para o clube.

No currículo o Santo Antônio acumulou o Hexa estadual: 1931, 1953, 1954, 1955, 1960 e 1961; e os seis títulos da Taça Cidade de Vitória: 1931, 1953, 1954, 1955, 1960 e 1961; o Tri do Torneio Início  em 1952, 1954 e 1965.

 

Fontes e Fotos: A Gazeta – Wikipédia – Felipe Feitosa – Sport Ilustrado

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Espírito Santo, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Santo Antônio Futebol Clube – Vitória (ES)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado Rodrigo!
    Só acrescentar que o uniforme é do time Tricampeão Capixaba de 1953-54 e 55.

    Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *