A Associação Atlética Filhos de Iguaçu foi uma agremiação da cidade de Nova Iguaçu, localizado na Baixada Fluminense (RJ), que existiu por meio-século. A equipe Alvirrubra foi Fundado numa quarta-feira, do dia 06 de Junho de 1928, tendo a sua Sede ficava na Avenida Santos Dumont, 347 – no Centro.
Os fundadores escolheram o nome “Filhos de Iguaçu” por ser a mesma uma dissidência do Esporte Clube Iguaçu (fundado no dia 17-11-1912). O clube ficava onde o América construiu seu estádio Giulitte Coutinho, no Distrito de Édson Passos, em Mesquita. Vale lembrar que Mesquita era o 5º Distrito de Nova Iguaçu até 25 de setembro de 1999, quando se emancipou.
Após a inauguração da sua primeira sede em 06 de fevereiro de 1934, na Rua Getúlio Vargas, com amplos salões e um luxuoso edifício o clube se tornou uma grande referência no carnaval carioca, onde os seus bailes eram de grande destaque por mais de duas décadas.
Título no Centenário de Nova Iguaçu, em 1933
A A.A. Filhos de Iguaçu campeão diversas vezes da Liga Iguaçuana de Football, também participou de diversas competições no futebol de campo e futsal (na época era denominado Futebol de Salão).
Dos títulos citadinos, talvez o mais emblemático aconteceu no ano de 1933. Naquele ano a cidade de Nova Iguaçu comemorava o seu centenário e faturar o título representava algo mai valioso do que o normal.
Na decisão o adversário era o arquirrival Sport Club Iguaçu. Só para se ter uma ideia dessa rivalidade o clássico era chamado de “Fla-Flu Iguaçuano”! E, no final, a A.A. Filhos de Iguaçu levantou a taça com uma goleada de 5 a 2.
C.R. Flamengo inaugurou os Refletores
A Associação Atlética Filhos de Iguaçu inaugurou seus “possantes refletores” segundo o Jornal O Imparcial. O jogo que celebrou a inauguração aconteceu no domingo, dia 24 de dezembro de 1933, às 21h30min, diante Clube de Regatas Flamengo. A peleja contou com a presença do então Prefeito de Nova Iguaçu, Sebastião Arruda Negreiro, que ofereceu ao time vencedor um lindo troféu de bronze.
Competições profissionais, onde enfrentou grandes como Fluminense e América
Na esfera profissional, Associação Atlética Filhos de Iguaçu esteve presente em três Torneios da Liga Carioca: 1935, 1936 e 1937. Em 1935, disputou ‘Torneio Aberto da Liga Carioca de Football’, que contou com a participação de 23 equipes.
A estreia aconteceu no dia 31 de março, com triunfo de 2 a 1 sobre Opera Nazionale Dopolavoro Palestra Itália, no Estádio das Laranjeiras. No seu segundo jogo, no dia 14 de abril, nova vitória por 4 a 3 no Niteroiense, nas Laranjeiras.
Contudo, o terceiro desafio era indigesto: o poderoso América (campeão Estadual pela Liga Carioca de Football). E o resultado não poderia ser outro: Mecão goleou por 6 a 1, nas Laranjeiras.
Apesar do resultado adverso, a AA Filhos de Iguaçu não desanimou e voltou a vencer: 4 a 1 no Serrano Football Club, de Petrópolis (no dia 02 de junho de 1935) e 3 a 1 no Sport Club Anchieta (no dia 09 de junho de 1935).
Mais um resultado positivo e AA Filhos de Iguaçu avançaria para o quadrangular final. Porém, o adversário era nada mais nada menos do que o Fluminense. E o time alvirrubro não resistiu e foi goleado pelo Tricolor das Laranjeiras por 4 a 0 (no dia 16 de junho de 1935), no Estádio Campos Sales, na Tijuca.
Em 1936, a equipe Alvirrubra disputou o ‘Torneio Aberto Carioca’, que contou com a presença de 47 clubes, entre eles as equipes da Primeira e Segunda Divisões do Rio, como Fluminense, Flamengo, América, entre outros.
Em 1937, A.A. Filhos de Iguaçu participou do ‘Torneio Aberto da Liga Carioca de Football’, que contou com a presença de 39 clubes, sendo duas equipes de Minas Gerais: Atlético e o Siderúrgica.
Na sua estreia, no dia 02 de maio, a equipe alvirrubra acabou goleado pelo Iguaçu por 5 a 2, no Estádio das Laranjeiras. Uma semana depois, no mesmo lugar, nova derrota, dessa vez para o Japoema F.C. por 3 a 2.
Contudo, com o passar do tempo o clube foi entrando em decadência até que em 1978, a A.A. Filhos de Iguaçu propôs um fusão com o América Football Club, que lhe rendeu a incorporação da sede social, dos sócios do clube, além de um campo com dimensões oficiais, onde duas décadas depois foi construído o Estádio Giulitte Coutinho.
Fontes: Jornal ‘A Noite’ – Jornal O Imparcial – Jornal A Manhã
Valeu meu amigo Virginio!!
Não foi fácil jogar todas as peças,
mas consegui!
Obrigado mesmo!
Abração
Muito bom. Valeu pelos artigos.
Obrigado meu irmão Toninho!!
Esse aí precisei pesquisar como nunca!
Fui, literalmente, pegando pedaços de informações
até montar esse quebra-cabeças!
Cansativo, mas valeu a pena! rsrs
Forte abraço meu amigão!!
Excelente postagem. Parabéns meu irmão.