Contando com as preciosas pesquisas do ex-jogador, jornalista, escritor Lauthenay Perdigão… Desenterramos mais uma história: Trata-se do Esporte Clube Maceió, ou simplesmente Esporte, que foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL).
Fundado numa quinta-feira do dia 12 de Abril de 1934, o Esporte disputou 4 (quatro) Campeonatos Alagoanos de Futebol: 1944,1945, 1946 e 1947. Mas poderia ter sido cinco participações uma vez que o time disputaria o Estadual de 1943, mas por uma série de problemas acabou sendo cancelada.
E.C. Maceió foi goleado pelo CSA por 22 a 0
Sem nenhuma participação de destaque o Esporte poderia ter passado sem ser notado. Contudo, no Estadual de 1944, a equipe acabou sendo atropelada pelo CSA pelo impressionante placar de 22 a 0! Abaixo, uma foto da camisa do Esporte que foi gentilmente cedida pelo amigo Lauthenay Perdigão.
História desse apoteótico jogo
O CSA tentou transferir o jogo para aceitar um convite e jogar em Garanhuns. O Esporte não aceitou. O mando de campo era o time de Zé Rodrigues que levou o jogo para o campo da Pajuçara. O CSA tentou levar a partida para o Mutange, chegando a oferecer toda a renda para o Esporte.
O E.C. Maceió também não aceitou. Comentou-se, na época, que dirigentes e jogadores do clube azulino fizeram um pacto para fazer o maior número de gols possíveis dentro da partida.
Na semana do jogo, o Tribunal de Penas da Federação suspendeu quatro jogadores do Esporte. Eles haviam se envolvido no jogo violento da partida contra o Olavo Bilac no domingo anterior. Dirigentes do clube de Zé Rodrigues chegaram a pensar em entregar os pontos. Terminaram desistindo.
No dia 28 de janeiro de 1944, no Estádio Severiano Gomes Filho, e arbitragem de Waldomiro Breda, jogaram Esporte Clube Maceió e CSA. Zé Rodrigues que tinha problemas na escalação do seu time, foi obrigado a colocar em campo quatro atletas que haviam jogado na partida preliminar: Orlando, Pé de Samba, Mudico e Laurinho.
Mesmo assim, os jogadores do CSA não perdoaram. Fizeram 7 gols no primeiro tempo e 15 no segundo. Os artilheiros foram Caio Mario (nove gols); Dengoso (cinco); Sales e Montoni (ambos com três); Valdir e Ariston (cada um gol um tento).
Fontes e Foto: Rssf Brasil – Lauthenay Perdigão
Valeu Virginio! Obrigado!!! Rs
Grande abraço!
Parabéns pelo trabalho.
Grande ‘Compositor da História do Futebol’… Obrigado!!
Ô Toninho??? Te aguardo no Face!! rsrssrs
Grande abraço irmão!
Obrigado Basei!!
Sobre as cores… Na camisa cedida pelo Lauthenay… É possível notar que o escudo a cor predominante é o azul enquanto nas faixas a cor é o azul marinho.
As informações sobre este time é quase zero! Se não fosse o Lauthenay continuaríamos sem saber.
Mas nada impede que outras informações possam surgir e sejam agregadas!
Abração meu amigo!
Parabéns pelo trabalho.
Grande abraço
Mais um artigo top, parabéns Sérgio!
Fiquei com uma dúvida quanto ao uniforme, ele não seria azul escuro/vermelho/branco?
Abs!
Basei
Valeu meu amigo Rodrigo!!
Abração!
Mais uma vez parabéns!