O Jabaquara Atlético Clube também já é centenário.
No dia 15 de novembro de 1914, um grupo de nove jornaleiros, ou vendedores de jornais, descendentes de espanhóis, do então chamado Largo do Rosário, atual Praça Rui Barbosa, fundaram em Santos o Hespanha Foot Ball Club.
O nome Hespanha, sugerido por um ex-escravo, virou Espanha e, por fim, Jabaquara Atlético Clube, nome adotado devido a proibição, durante a Segunda Guerra Mundial, do uso de nomes de países estrangeiros.
O goleiro Gilmar dos Santos Neves foi uma das maiores revelações feitas pelo Jabaquara A.C.
Posteriormente, o Jabaquara mudou-se para o bairro do Macuco onde, devido a notáveis exibições que o levou a se sagrar várias vezes campeão de Santos e do Litoral, ganhou dos santistas um apelido imortal: Leão do Macuco.
Jabaquara A.C. em 1960
Algum tempo depois, mudou-se para a Ponta da Praia e por fim se estabeleceu no bairro da Caneleira, na Zona Noroeste da cidade.
Na Caneleira o Jabuca mantém seu estádio Espanha e também sua sede social. A mudança para esse bairro deu origem a um novo apelido: Leão da Caneleira.
ESTÁDIO ESPANHA
O Jabaquara Atlético Clube, um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol, atualmente se encontra na 2ª Divisão do Campeonato Paulista de Futebol.
Parabéns ao Jabaquara Atlético Clube que, na data de 15 de novembro de 2014, completou cem anos de existência.
Fotos: com o arqueiro Gilmar e Estádio Espanha: novo milênio / Jabaquara AC em 1960: arquivo pessoal de Sérgio Silveira – esporte.terra.com.br
Escudo digitalizado por Virginio Saldanha
Valeu Sérgio.
Obrigado Sérgio.
Exatamente. Um dos quilombos mais falados é, sem dúvida, o de Palmares.
Entretanto, pouco se fala e muita gente desconhece o Quilombo do Jabaquara,
um grande refúgio de escravos fugitivos, estabelecido na cidade de Santos-SP.
Grande Toninhoooo!!! Bacana o escudo Virginioooo!!
Show de bola!
Só para abordar uma curiosidade!
Jabaquara é uma palavra em tupi-guarani que significa:
“O refúgio (ou esconderijo) dos fujões (quilombo)”.
Abração!