América Esporte Clube – Maceió (AL): Escudo inédito

Amigos e membros, após alguns dias fazendo contatos, cheguei até o jornalista Sidney Barbosa, depois até o pesquisador Laércio Becker e por fim no maior pesquisador do futebol alagoano na atualidade: Lauthenay Perdigão.

Lauthenay foi ex-jogador, depois jornalista, escritor e pesquisador, que recentemente lançou o livro “História do Futebol Alagoano – Arquivos Implacáveis(num total de 199 páginas).

Neste link uma reportagem feita pelo GloboEsporte.com sobre esse livro:

http://globoesporte.globo.com/al/noticia/2014/10/memoria-lauthenay-perdigao-lanca-livro-sobre-historia-do-futebol-em-al.html.

Com esse ‘Trio de Ferro‘ uma promessa de novos resgates. O primeiro deles se trata do vice-campeão alagoano de 1945: O América Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL).

Após uma fusão entre o Andaray Football Club (fundado no dia 22  de Fevereiro de 1939) e Oceano Esporte Clube (fundado no dia Primeiro de Janeiro de 1936), nascia o América Alagoano numa quinta-feira, do dia 02 de Fevereiro de 1944.

Tanto o Andaray F.C. quanto o Oceano E.C. disputavam o Campeonato Alagoano da Segunda Divisão até 1943. Contudo, como ambos não tinham condições financeiras para continuar fecharam suas portas.

Apaixonados pelo futebol, os dirigentes dos dois clubes se juntaram e criaram o América Esporte Clube, que era formado mais por estudantes universitários. A ideia deu resultado e no ano seguinte a equipe Alviverde debutava na elite do futebol alagoano.

Ao todo foram 5 (cinco) campeonatos alagoanos: 1944, 1945, 1946, 1948 e 1949. O principal título aconteceu em 1948, quando o América Alagoano se sagrou campeão do Torneio Início. Já no Campeonato alagoano, o América bateu na trave em 1945, ficando com o vice-campeonato de baixo de muita polêmica que explicarei abaixo.

 

Breve relato do Campeonato Alagoano de 1945

A competição foi disputado com dois turno de pontos corridos. Participaram 10 (dez) clubes: Santa Cruz, CRB, CSA, Comércio, Esporte Clube Maceió, Barroso, Alexandria, Olavo Bilac, ADA e América.

O Santa Cruz não esteve muito bem no primeiro turno. Entretanto, na segunda etapa perdeu apenas uma partida. O campeonato foi cheio de problemas, o Santa Cruz terminou conquistando o título de uma forma imprevista.

O jogo programado era Comercio e Santa Cruz. Se o Comercio ganhasse, o Santa Cruz iria disputar o título com o América. Contudo, aconteceu o que ninguém esperava. O Comercio entregou os pontos ao Santa Cruz que se sagrou campeão sem disputar a partida programada. Quem não gostou desta decisão foi o América. Seus dirigentes protestaram junto a Federação, mas sem sucesso.

 PS: Gostaria de esclarecer que este clube jamais foi vermelho e branco! Desde a sua fundação até o seu último dia o América sempre foi alviverde!

 

 Fontes: Lauthenay Perdigão (Laureado jornalista, ex-jogador e pesquisador do futebol alagoano) – Laércio Becker – Rsssf Brasil 

Fotos: Museu dos Esportes

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

11 pensou em “América Esporte Clube – Maceió (AL): Escudo inédito

  1. Sergio Mello Autor do post

    Virginio, Rodrigo, Toninho e Basei…
    A verdade se sustenta naturalmente, mas a mentira se desfaz como um castelo de areia. Aqui nenhum de vocês é “Maria vai com as outras” e, portanto, já perceberam o que foi feito de errado!

    Agora cabe a nós não permitir mais que os nossos trabalhos sejam confundidos com coisas obscuras! O “problema” prometeu voltar em janeiro… Quando esse dia chegar basta deixarmos claro que não há mais espaço para amadores e irresponsáveis.

    Um grande abraço a todos!

  2. Rodrigo Santana

    Parabéns a todos pelo empenho. Infelizmente existem pessoas em nosso meio que não estão preocupados com a verdade e muito menos com a História. Neste caso todos perdem. Espero que consigamos fazer as correções necessárias a tempo, antes que essas informações falsas tornem-se uma “verdade” eletrônica.

  3. Virginio Saldanha

    Agora sabemos que aqueles “artigos anteriores de Alagoas” são todos falsos. Tem-se que deletar tudo. Parabéns pelo trabalho e com a ajuda de Deus através de você estamos conseguindo nossos objetivos e descobrindo a verdade.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Amigos, gostaria de reiterar mais uma vez!
    O América Esporte Clube JAMAIS foi VERMELHO & BRANCO!!
    Sempre foi nas cores VERDE E BRANCO!
    Ok??

    Abração a todos!!

  5. Toninho Sereno

    Mais uma obra resgatada pelo Sérgio. Parabéns!!! Só que você, Sérgio, com esse seu trabalho, está me deixando num dilema. O que fazer com aquelas coisas alagoanas publicadas anteriormente?

    Grande abraço

  6. Rodrigo Santana

    Grande Sergio, não palavras que possam agradecer esse e os demais artigos de sua autoria. Simplesmente fantástico. Parabéns!

  7. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Basei!!
    Esse valeu a pena!
    Foi muita ralação, mas agora temos mais uma história resgatada de forma correta e detalhada!

    Um grande abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *