Curiosidades do Futebol Alagoano

Fundada em 14.03.1927 como Coligação Esportiva de Alagoas, transformou-se em 14.03.1934, em Federação Alagoana de Desportos e, desde 14.02.1991 aos dias atuais, chama-se Federação Alagoana de Futebol.

» Boa parte dos clubes de Alagoas, são conhecidos por siglas, vejamos:
CRB – Clube de Regatas Brasil; CSA – Centro Sportivo Alagoano;
ASA – Agremiação Sportiva Arapiraquense, mas foi fundado com o nome Agremiação Sportiva de Arapiraca; CSE – Clube Sociedade Esportiva, mas chamou-se Centro Social Esportivo até 1998.

» 22/01/1948 CSA 22 x 0 E.C.Maceió – nesta partida Caio Mário fez 10 gols, igualando o recorde anterior de gols em uma única partida que pertencia a Mascote, jogador do Sampaio Corrê/MA.

» Fernando Collor de Mello, ex Presidente do Brasil, já foi dirigente de futebol. Presidiu o CSA em 1976.

» Até se tornar o grande clube do futebol das Alagoas, o ASA de Arapiraca, foi eternizado por Francis Hime e Chico Buarque com a música “E se”. Num dos trechos da música, que tornavam o clube sinônimo de pequeno, tinha o seguinte verso: “E se o Arapiraca for campeão…”

» Com o surgimento no futebol profissional do Corinthians e o crescimento do Asa e outros clubes interioranos, o CSA acabou rebaixado para Segunda divisão em 2003 e 2009.

» Em 1999, o CSA, conquistou o Vice-campeonato de uma competição continental, a Copa Conmebol, proeza que dificilmente outro clube do estado alcançará. Teve ainda o artilheiro do campeonato, Missinho (05 gols). A final foi com o Talleres, da Argentina.

» O Dínamo Esporte Clube, de Maceió, durante muito tempo ficou conhecido como o time da família crustácio – é que os dirigentes eram os irmãos Mané Caranguejo, Jorginho Siri, Pêu (campeão Intercontinental pelo Flamengo/RJ) e dona Maria, mãe dos três.

» Joãozinho Paulista, no campeonato alagoano de 1984, fez 34 gols, tornando-se o recordista em uma única competição do alagoano. Onze anos depois (campeonato alagoano de 1995), o meia Inha quebraria o recorde de Joãozinho ao fazer 37 gols. Os dois jogavam pelo CRB.

 

Fonte: Site do C.S. Capelense

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *