Associação Atlética Light & Power – São Paulo (SP)

Desenho da camisa do time de futebol da Associação Atlética Light & Power, da capital paulista, criada em 1930, com o objetivo de reunir em uma só bandeira os diversos grêmios desportivos espalhados pelos departamentos da empresa.

A Associação Atlética Light & Power era formada por funcionários da companhia de energia elétrica da época, a Light & Power (atualmente AES Eletropaulo), disputou apenas 3 edições do Campeonato Paulista (1926, 1932 e 1933).

Apesar de sua curta duração, tem grande valor histórico para o futebol brasileiro. Quando ainda chamava-se SE Linhas e Cabos, promoveu o primeiro jogo noturno que se tem notícia no país. Isso se deu em 23 de Junho de 1923 na Várzea do Glicério, região central da cidade de São Paulo, quando o time jogou contra a Associação Atlética República sob a iluminação dos faróis de 20 bondes1 . Apesar da derrota, por 2×1, agora o Linhas e Cabos era o único time que podia dizer que também treinava nos dias de semana.

 

Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Associação Atlética Light & Power – São Paulo (SP)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Kussarev,
    Como o amigo é um especialista do futebol paulista, e assegura que é azul…
    Então não vejo razão para duvidar.
    Fiz a correção!
    Um grande abraço e obrigado pelas informações!

  2. Rodolfo Kussarev

    Caros, a cor do uniforme e do escudo era predominantemente azul, tenho o papel timbrado. O que coaduna com a imagem da camisa que é azul.
    Os detalhes vermelhos eram utilizados no escudo oficial, mas não apareciam nos timbrados. Provavelmente por questões técnicas e/ou de custos da época.
    Não há nenhum registro de cor verde na sua história.
    Já como Linhas e cabos, existem registros de uniformes azuis e vermelhos.

    abs

  3. Sergio Mello Autor do post

    Olá Rodrigo, obrigado!

    Sobre essa questão… Já vi muitas mudanças de todos os tipos (nome, cores, endereço, etc).
    Mas nesse caso eu deduzo que, em 1930, as cores eram essas.
    Esse desenho faz parte do Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.
    E nela as cores são essas!
    Pelas pesquisas que venho fazendo há um bom tempo, percebi que não era incomum que os times, sobretudo da região sudeste, alterassem as suas cores.

    Abs.

  4. Rodrigo Santana

    Olá Sergio, muito bom artigo, como sempre. Parabéns!

    Uma pequena dúvida: segundo o Almanaque do futebol paulista as cores do time seriam azul e branco. Na sua fonte diz que as cores eram verde, vermelho e branco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *