Morei la e n sabia!!!
Fundado no dia 16 de novembro de 1944, o Araguari Atlético Clube, sediado nas Minas Gerais, iniciou as atividades com o futebol feminino em 19 de dezembro de 1958. É considerado o primeiro time oficial do Brasil formado somente por mulheres, de acordo com reportagem de janeiro de 2009 do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, e também de matérias da Rede Record. Todos esses produtos jornalísticos foram feitos com a ajuda dos materiais fornecidos pela pesquisadora mineiraTeresa Cristina Cunha, que estuda as origens do futebol feminino no país.
A história das mulheres do Araguari começa quando a direção do Grupo Escolar Visconde de Ouro Preto propõe ao diretor do clube mineiro a realização de uma partida beneficente contra os atletas do maior rival, o Fluminense Futebol Clube, com o intuito de arrecadar dinheiro para o colégio. Um dos diretores do Araguari, Ney Montes, sugeriu então que fosse realizada uma partida de futebol entre as mulheres da cidade, ao invés do clássico com os times dos homens, que não estavam com muita moral com o público local. O sucesso foi total. Milhares de garotas queriam fazer parte do time.
O jogo ocorreu com casa cheia no Estádio Vasconcelos Montes, que hoje funciona como um estacionamento de supermercado. O Araguari venceu o Fluminense por 2 x 1. Como sempre, a alegria das jogadoras de futebol foi interrompida por mais um ato de preconceito dos “mandatários” do esporte no país.
No final de 1959, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) proibiu a prática do futebol entre as mulheres, por considerar a modalidade por demais violenta. A medida interrompeu uma sequência de 11 meses nos quais as atletas do Araguari vinham treinando com intensidade e realizando diversas partidas.
Alguns dos principais pioneiros no incentivo ao futebol feminino em Araguari são Ney Montes, Isolina França Torres e Mário Nunes. A cidade de Araguari se situa a 585 km de Belo Horizonte e possui cerca de 111 mil habitantes. É o terceiro maior município do Triãngulo Mineiro.
fonte- http://teresacriscunha.blogspot.com/